» PROGRAMA DE CASTRAÇÃO É PREMIADO EM CONGRESSO PDF Imprimir E-mail

Programa é premiado em congresso nacional.


Renata Grotta mostra o trofeu de Experiências Bem Sucedida

PROGRAMA DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS FICA ENTRE OS TRÊS MELHORES DO PAÍS

Os programas de controle populacional “Castração a Baixo Custo” e “CastraCão e Gato Também!”, desenvolvidos e implantados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e do Departamento de Proteção Animal, foi premiado no 1º Congresso Nacional de Saúde Pública Veterinária, realizado de 27 a 30 de novembro, em Guarapari, no Espírito Santo.

O programa de controle populacional concorreu na modalidade de “Experiências Bem-sucedidas” e ficou entre os três melhores do país, conquistando o terceiro lugar. O critério de escolha levou em consideração os programas e iniciativas locais que pudessem ser implantados em outros municípios. As outras duas experiências premiadas foram para uma cidade baiana, no controle da dengue, e para Guarulhos, no controle de roedores.

“Esse prêmio é muito importante porque é o reconhecimento de um trabalho implantado com sucesso que tem apresentado resultados muito positivos no controle populacional de cães e gatos e na redução dos animais abandonados nas ruas. Além disso, São Carlos saiu na frente na questão da identificação eletrônica. Desde junho, os animais esterilizados são chipados, recebem coleiras e plaquetas com identificação e também uma tatuagem na orelha, que identifica visualmente o animal já castrado”, destaca Sérgio Dutra, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

Essa não é a primeira vez que os programas de castração implantados pela Prefeitura, em parceria com a UIPA e Arca de São Francisco, são reconhecidos nacionalmente. Em outubro, os dois programas foram destaque no 2º Seminário Arca Brasil – Responsabilidade Social e Bem-Estar Animal, realizado em São Paulo. Arca Brasil é uma entidade de proteção animal que oferece subsídios para as demais entidades e também para o poder público, direcionando as políticas de controle populacional e bem-estar animal e reunindo veterinários e formadores de opinião de todo o país.

“Depois disso, já fomos procurados por vários municípios que buscam implantar o programa de controle populacional de animais por meio da castração. Eles querem saber como funciona o convênio com as clínicas, qual a técnica cirúrgica que a gente usa, que é pouco invasiva, já que não leva ponto externo e que possibilita um pós-operatório rápido, e a castração de 40 a 60 animais por dia. Com certeza, depois desse prêmio que acabamos de receber em Guarapari, a procura tende a aumentar ainda mais”, explica a diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta.

Leia mais sobre o Programa de Castração.

(13/12/05)