» CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA APROVA CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail


Na quarta, dia 23, o Conselho Municipal de Segurança reuniu-se na sede do Orçamento Participativo (OP) para deliberar sobre a possibilidade de instalação de um Centro de Ressocialização em São Carlos. Participaram treze de seus dezoito membros. “Após uma hora e quarenta minutos e um debate qualificado”, como classificou o secretário de Governo João Batista Muller, que também é secretário do Conselho, foi colocada em votação a sugestão apresentada pela secretaria executiva do conselho.

A votação que aprovou a instalação do Centro de Ressocialização foi unânime, no entanto, condicionou a instalação da nova unidade no município à desativação da Cadeia Pública, que atualmente abriga 180 presos, enquanto sua capacidade é para 60 detentos. O Conselho Municipal de Segurança tem caráter consultivo, o que significa que a partir de sua decisão, que constará em documento, o prefeito Newton Lima buscará, junto ao governador do Estado de São Paulo, resolver essa questão.

“Nós temos que trabalhar rápido, uma vez que o Orçamento do Estado fecha até o final de dezembro”, salientou João Muller, referindo aos recursos para a construção do Centro de Ressocialização. Já em relação à área a ser instalado o equipamento penitenciário, a Prefeitura apresentará as alternativas para que o conselho escolha a mais apropriada, decisão que será acolhida pela Prefeitura.

Vários segmentos da sociedade são-carlense se manifestaram favoravelmente à instalação do Centro de Ressocialização, como a Igreja Católica e o Juizado Corregedor de Execuções Penais. “Começamos a resolver um importante problema de nossa cidade”, ressalta João Muller, “pois a Cadeia Pública se transformou num barril de pólvora, com rebeliões, fugas e até um recente homicídio”, finaliza.

(24/11/05)