» ATIVIDADE MARCA DIA NACIONAL DE COMBATE À DENGUE PDF Imprimir E-mail



A 4ª edição do Mutirão Cidade Limpa, criado em 2002, na 1ª gestão do prefeito Newton Lima, teve início na manhã de sábado, dia 19, quando funcionários da Prefeitura foram às ruas da região do Jardim Cruzeiro do Sul e distribuíram folhetos educativos, orientando a população para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Às 7h30 da manhã, os funcionários começaram a se reunir na esquina da avenida Grécia com rua Pádua Salles. Atiradores do Tiro de Guerra e o Grupo de Escoteiro da cidade também participaram da atividade, além de várias empresas que colaboraram com a participação de seus funcionários e empréstimo de caminhões.

Por volta das 8 horas, o prefeito Newton Lima, que coordena o Mutirão Cidade Limpa, fez a abertura, agradecendo a participação dos funcionários e das empresas e falando sobre a importância de manter o trabalho bem-sucedido que o município vem realizando nessa questão.

“Quando nós assumimos, o município possuía 20 casos da doença. Reduzimos esse número e chegamos a zero em 2004”, explicou o prefeito, que também comentou que neste ano foram registrados três casos autóctones da doença e por isso a ação do mutirão é importante. “Nós estamos iniciando o mutirão na região do Jardim Cruzeiro do Sul e vamos percorrer todos os bairros da cidade”, disse o prefeito, “por isso peço a colaboração da população”, completou.

O Mutirão Cidade Limpa é uma ação da Prefeitura que integra as secretarias municipais, entre elas Saúde, Obras, Habitação, Transportes, Planejamento, Governo, Comunicação, Agricultura, Esporte, Educação, Fazenda, além de autarquias como o SAAE. O objetivo é desenvolver atividades de limpeza pública, combate à dengue e manutenção urbana nos bairros da cidade, por meio de operação tapa-buracos, corte de mato, sinalização de trânsito, limpeza de córregos e áreas públicas e ainda a triagem de materiais recicláveis.

Com a realização do mutirão, a cidade conseguiu importante redução no índice de Breteau, que mede a cada dois meses o nível de infestação do mosquito transmissor da dengue. O índice caiu de 9,63 em fevereiro de 2002 para 0,57 em outubro deste ano, ficando abaixo das metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (5) e pelo Ministério da Saúde (3). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos contraídos na cidade também diminuiu.

(22/11/05)