» LIMPEZA PÚBLICA É PIORIDADE ANTES DAS CHUVAS PDF Imprimir E-mail



Antecipando o período das chuvas, que deve atingir o seu auge entre a segunda quinzena de dezembro e primeira quinzena de fevereiro, a Prefeitura deu início ao trabalho de limpeza dos espaços públicos com a varrição e capinação de calçadas, praças, terrenos e, principalmente, encostas dos vários córregos que cortam a cidade. Também estão sendo feitos o desentupimento e a limpeza de galerias e bocas-de-lobo.

O trabalho, que está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, resultou, nos últimos três meses, na retirada de 16.967 m³ de entulho e mato desses locais. O número de bocas-de-lobo desentupidas chega a 5.044. No mês passado, no bairro Antenor Garcia, foi necessário desobstruir várias bocas-de-lobo que estavam cobertas por terra e mato.

Outro prejuízo foi registrado na rua Capitão Luiz Brandão. Foi preciso quebrar o asfalto para liberar a galeria de captação de água pluvial que foi entupida por garrafas plásticas, panos, madeiras, latas e outros tipos de lixos retirados pela equipe da Divisão de Limpeza Pública. O trabalho dos servidores municipais resultou ainda na limpeza de 119.800 m² de áreas roçadas. Além disso, outros 20.500 metros lineares de capinação foram realizados nesse período.

Segundo o secretário Flávio Micheloni, esse trabalho é importante para que a cidade esteja limpa quando começar o período de chuva, que proporciona o rápido crescimento da vegetação linear. “Queremos com isso deixar a cidade livre de mato e entulhos que possam principalmente servir de criadouro do mosquito da dengue”, disse.

Dia D
No próximo sábado, dia 19, quando será celebrado o Dia D de combate à Dengue, a Prefeitura dará início ao Mutirão Cidade Limpa, que este ano será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e terá a participação de todas as outras pastas administrativas, além de empresas e entidades convidadas. Segundo o Prefeito Newton Lima, o programa, que teve a sua primeira edição em 2002, traz ótimos resultados, ajudando o município a diminuir os casos de dengue. “Essa é uma maneira de trabalharmos unidos contra esse mal que não pode ganhar espaço. A cada ano os resultados mostram a importância desse trabalho e neste período de chuva queremos contar com a colaboração de todos os são-carlenses”, disse o prefeito.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o índice de Breteau, que indica o nível de manifestação do mosquito da dengue, caiu de 9,63 em fevereiro de 2002 para 0,29 em agosto deste ano, ficando abaixo das metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (5) e pelo Ministério da Saúde (3). O número de casos contraídos na cidade também diminuiu. Em 2001, foram registrados 21 casos, seguidos por 17 em 2002 e 6 em 2003. No ano passado nenhum caso foi contraído na cidade e em 2005 foram registrados apenas 3 até agora.

(16/11/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos