» APRESENTAÇÃO ABERTA À POPULAÇÃO ABORDA O CURSO DE MEDICINA DA UFSCAR PDF Imprimir E-mail

Nesta quinta, dia 10, às 18h30, no auditório do Centro Educacional Diocesano La Salle, o professor da UFSCar, José Rubens Rebelatto, e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, farão uma apresentação sobre o Curso de Medicina da UFSCar. Rebelato, que também é o coordenador da implantação do curso, e o secretário de Saúde falarão sobre a importância do curso e vão esclarecer dúvidas sobre o processo de implantação.

“O curso de Medicina que vamos ter na Universidade Federal de São Carlos não é apenas mais um curso de Medicina. É um novo curso, com um modelo pedagógico diferenciado, que vai formar profissionais médicos para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, está sendo posta em prática uma nova política de relacionamento entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Precisamos deixar claro que a maioria dos médicos que deixa as faculdades de Medicina se dedica ao trabalho na iniciativa privada, e com isso a rede pública passa a dispor de poucos profissionais para atuar no SUS”, disse o secretário.

Segundo o secretário, a cidade de São Carlos, o Estado de São Paulo e até o Brasil podem estar sendo contemplados com o número de médicos recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mas na prática, a realidade é bem diferente. “Muitas vezes existe uma grande concentração de profissionais em um determinado Estado ou região do país e faltam profissionais para trabalhar em outros lugares. Precisamos deixar muito claro que o curso de Medicina da UFSCar vai formar médicos generalistas para atender as demandas do SUS, que por sinal é um sistema bastante jovem, tem apenas 18 anos e precisa desses profissionais, principalmente para atuar no Programa de Saúde da Família, que comprovadamente é uma forma de Atenção Básica que vem sendo consolidada em todo o país e com absoluto sucesso.”

Marcelo Henrique adiantou ainda que com a implantação do curso de Medicina, a Prefeitura vai oferecer como contrapartida a ampliação física das Unidades de Saúde da Família, que vão receber os alunos do curso. “Esse novo modelo pedagógico para formar profissionais que atendam às necessidades do SUS é uma realidade e vai ser posto em prática. Se por um acaso o curso não fosse implantado em São Carlos, seria em Sorocaba, Ribeirão, Araraquara ou qualquer outra cidade do país”, finalizou o secretário.

(09/11/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos