» BARGANHA BOOK ALCANÇA OS OBJETIVOS JÁ NA PRIMEIRA EDIÇÃO PDF Imprimir E-mail


A primeira edição do projeto “Barganha Book”, realizada no domingo, dia 30, na Biblioteca “Amadeu Amaral”, contou com a participação de adultos e crianças dispostos a barganhar e levar uma nova obra para casa. Além de livros, o público pôde trocar revistas, gibis e até CDs, DVDs e discos de vinil. “O conceito de que livro novo é aquele que você ainda não leu foi bem aceito”, disse Lourdes Moraes, coordenadora do SIBI – Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos e organizadora do projeto.

A proposta do “Barganha Book” é promover o escambo, atividade de troca de mercadorias que existia antes da criação da moeda. O projeto vai beneficiar também as bibliotecas públicas municipais administradas pela Prefeitura, já que livros técnicos, específicos e obras em duplicatas que não têm interesse para os usuários das bibliotecas poderão ser trocados por outros de maior procura.

O estudante da UFSCar, Marcos Antonicci, trocou os livros que levou por uma coleção com 5 volumes sobre matemática e mais duas obras também específicas. “Uma coleção dessa nova eu não teria como comprar e nem acharia. Não tem mais nas livrarias”, contou. Os gibis fizeram muito sucesso, inclusive entre as crianças do Coral Bem-te-vi, que se apresentou na abertura do projeto. Alguns desses gibis foram levados rapidamente, como o Almanaque do Fantasma, comercializado quando a moeda vigente no Brasil ainda era o cruzeiro.

O projeto será realizado mensalmente, com divulgação prévia das datas.

(31/10/05)