» PREFEITURA DE SÃO CARLOS INOVA E CRIA O OP DA JUVENTUDE PDF Imprimir E-mail


Muitas vezes, os jovens reclamam que não têm espaço para se manifestar. O Orçamento Participativo da Juventude, que começa em São Carlos neste sábado, dia 29, nasce de uma parceria entre a Coordenadoria do Orçamento Participativo (OP) e a Secretaria Municipal de Infância e Juventude, exatamente para dar voz a esse cidadão de 14 a 18 anos para que ele possa, junto com o poder Executivo, discutir e decidir programas que tenham um pouco a cara dessa juventude.

“O Orçamento Participativo da Juventude nasce, principalmente, por força dos jovens que em várias reuniões do OP já existente compareceram em peso e fizeram de uma maneira saudável um convencimento dos demais presentes para que as suas demandas fossem encaradas como prioridades. Foi o que aconteceu no Fagá, com o Centro Esportivo, com a pista de Skate no Santa Felícia e assim por diante”, explicou o coordenador do OP, Rosoé Donato.

Segundo Donato, o OP da juventude tem uma cara diferenciada do OP já existente, ou seja, no lugar de obras e grandes investimentos para o município, serão discutidos e decididos programas e políticas públicas para a juventude. Serão seis reuniões englobando a cidade como um todo, inclusive s distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Além de iniciar a discussão dos programas, será eleito um Conselho com 4 conselheiros (2 titulares e 2 suplentes) e delegados (na proporção de 1 delegado eleito para cada 10 jovens presentes), que representarão sua região.

(28/10/05)