» PREFEITO INAUGURA DUPLICAÇÃO NA CURVA DO JOINHA PDF Imprimir E-mail



Uma homenagem ao saudoso pecuarista Fernando Caldas Pedroso marcou a inauguração do trecho da curva do Joinha, que conclui a duplicação da avenida Francisco Pereira Lopes. Ao lado da viúva do homenageado, Esmeralda Pedroso, o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito Emerson Leal (PMDB) e a presidente da Câmara Municipal, Diana Cury (PMDB), também autora do projeto de lei que denomina o complexo viário, fizeram o descerramento da placa e a liberação do novo trecho na manhã do sábado, dia 22. Familiares de Fernando Caldas Pedroso acompanharam a cerimônia.

A obra de prolongamento das marginais e execução do projeto do Complexo Viário Miguel Petroni/USP só foi possível a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC das Marginais), firmado entre município, Associação de Proteção Ambiental de São Carlos (APASC) e Ministério Público. O TAC é um cumprimento da condenação da ação civil pública movida pela APASC em 1999 contra a Prefeitura, por desrespeito à Lei Ambiental durante a construção das vias marginais em 1995.

Entre outras obrigações assumidas pelo prefeito Newton Lima, a Prefeitura está resgatando a função eco-socio-ambiental dos córregos Tijuco Preto, Monjolinho e Gregório. “Não estamos inaugurando apenas uma obra viária, estamos celebrando a recuperação da nascente dos córregos com reflorestamento, o controle de erosão e do assoreamento conforme previsto no Plano Diretor e no projeto de Lei de Proteção dos Mananciais”, disse o prefeito. Com a duplicação da avenida Francisco Pereira Lopes, a Prefeitura deverá concluir a implantação do Parque do Kartódromo e do Parque Linear Urbano conforme Plano de Mobilidade Urbana Ambientalmente Sustentável.

Complexo viário
A construção do Complexo Viário Miguel Petroni/USP teve início em 19 de janeiro de 2004. A primeira etapa foi inaugurada ainda em julho daquele ano, com a duplicação da rua Miguel Petroni a partir da rua Conselheiro João Alfredo (Igreja Nossa Sra. de Fátima), até a avenida Francisco Pereira Lopes (marginal), a construção de uma rotatória em frente à USP, permitindo a ligação da avenida Trabalhador São-carlense com a avenida Francisco Pereira Lopes, a construção de duas novas pontes, a substituição de uma ponte antiga construída em tubo ármico e a duplicação da avenida Francisco Pereira Lopes a partir da rotatória da USP até o encontro com a Giácomo Casale, que serve de ligação da marginal. Ao todo, a Prefeitura investiu mais de R$ 2,3 milhões para executar uma obra que foi eleita pela população em reuniões do Orçamento Participativo.

(24/10/05)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos