» MUTIRÃO CONSCIENTIZA MORADORES DA VILA PRADO PDF Imprimir E-mail



Na tarde do sábado, dia 15, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, organizou o 1º Mutirão de Sensibilização para Coleta Seletiva na região da Vila Prado, com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, do diretor de Política Ambiental, Paulo Mancini, e da chefe da Divisão de Educação Ambiental, Katia Sakihama Ventura.

O principal objetivo foi estimular a consciência sócio-ambiental dos moradores que, por falta de hábito, estímulo, sensibilização ou compromisso, ainda não têm o costume diário de separar os resíduos recicláveis (secos e limpos) no interior de seus lares ou estabelecimentos comerciais. O evento contou com uma equipe de cerca de 90 voluntários, pertencentes a várias instituições da cidade, tais como Grupo de Escoteiros, Defesa Civil, Tiro de Guerra, Rotaracty (Rotary Club) e Universidade de São Paulo (USP).

Ao atender o voluntário, o munícipe recebeu um panfleto descrevendo os principais detalhes do Projeto Futuro Limpo, além de uma rápida explicação sobre a separação seletiva do lixo residencial. “Outra proposta deste trabalho é criar uma interação amigável entre moradores e catadores de material reciclável da COOLETIVA, cooperativa que trabalha no bairro, elevando assim a renda mensal destas famílias”, observa Emerson Leal.

Coleta Seletiva
A coleta seletiva é um programa criado pela Prefeitura em parceria com três cooperativas de catadores, e a participação da população é fundamental. Esse projeto ainda conta com a participação da Associação de Proteção Ambiental de São Carlos (Apasc), Progresso e Habitação São Carlos (Prohab) e São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens.

Vale frisar que os cooperados não são funcionários públicos e suas receitas dependem exclusivamente da comercialização dos materiais selecionados e reciclados. A Prefeitura oferece a infra-estrutura (central de triagem com equipamentos e caminhão com motorista para coleta) e todo o apoio logístico, técnico e operacional.

A primeira cooperativa iniciou suas atividades em junho de 2002, na Vila Nery, como reivindicação dos moradores em reunião do Orçamento Participativo. Calcula-se que já foram coletadas cerca de 2.500 toneladas, proporcionando economia de energia elétrica, água e mais tempo de vida útil do aterro sanitário. Além disso, a coleta seletiva gera benefícios sócio-ambientais, mais emprego, renda mensal, melhorando também a qualidade de vida e a limpeza da cidade.
Atualmente, cerca de 50 famílias trabalham nas cooperativas de reciclagem, onde são coletadas cerca de 90 toneladas/mês. Cada catador retira entre R$ 450,00 e R$ 500,00 por mês. “Segundo estudos da nossa secretaria, cerca de 720 toneladas/mês ainda não estão chegando às cooperativas. Por isso, a integração e consciência da população tornam-se fundamentais para o sucesso deste programa”, analisa o vice-prefeito.

Materiais comercializados - maio/2004 a abril/2005:



(18/10/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos