» NEWTON LIMA ABRE SEMINÁRIO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL
» NEWTON LIMA ABRE SEMINÁRIO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL PDF Imprimir E-mail



O prefeito Newton Lima participou da abertura do seminário “Garantindo a Permanência da Memória”, que aconteceu na manhã de quarta, dia 12, no anfiteatro Jorge Caron da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Emerson Leal, o chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP, Carlos Alberto Ferreira Martins, o presidente do Conselho da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima; o presidente da Associação Pró-Casa do Pinhal, Devanil dos Santos Barreiro, e o representante da Fazenda Pinhal, Modesto Carvalhosa.

O seminário, que vai até sábado, dia 15, reúne diversos especialistas em patrimônio cultural, com enfoques na preservação, restauro, produção cafeeira, processos de industrialização, arquitetura e modos de vida. A programação do evento foi dividida em palestras e mesas-redondas, cujo objetivo é a reflexão sobre esses temas. O prefeito Newton Lima destacou algumas ações da Prefeitura, desde 2001, que visam preservar o patrimônio histórico do município, assim como incentivar ações que tenham esse fim. “Vamos criar o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos”, anunciou, explicando que o projeto de lei já está em elaboração e em breve deve ser enviado à Câmara.

Ao se referir ao seminário, Newton Lima disse que o papel do gestor público é participar, “pois precisamos juntar os diferentes atores municipais para conciliar o desenvolvimento com uma cidade cidadã, que tenha memória”. Entre as ações citadas pelo prefeito está a estruturação da Fundação Pró-Memória, “instrumento catalisador do processo de recuperação e preservação do patrimônio histórico”. O prefeito recordou a aprovação do primeiro Plano Diretor do município, que se constitui em um avanço para a preservação do patrimônio, e a elaboração da Planta Genérica de Valores (PGV), cujo objetivo é construir uma legislação tributária mais justa, “e que irá beneficiar as pessoas ou empresas que preservarem o patrimônio histórico do município”.

Ações futuras
Já entre as novas ações da Prefeitura para a preservação da memória e, conseqüentemente, do patrimônio, Newton Lima disse que estão em processo de construção quatro redes de informações, ou sistemas de integração. “A primeira é a rede de incubadoras e parque tecnológico, que está em franco processo de elaboração”, explicou, referindo-se à rede que pretende abastecer de informações esses centros de excelência.

Também citou o processo de construção de uma rede de turismo, que deverá ser formada com as cidades da região e que possuirá “características preservacionistas, o que possibilita o turismo, além da geração de emprego e renda”. A terceira rede ligará todas as bibliotecas do município, tanto as municipais como as bibliotecas das escolas públicas e universidades. A quarta rede fará a integração dos museus da cidade, como o Museu de São Carlos, o museu Asas de Um Sonho, da TAM, que em breve será inaugurado, o Museu do Café, que está sendo coordenado pelo grupo Encalso, o Museu da Casa do Pinhal, da Fazenda Pinhal, o Museu da CPFL e os museus científicos, de diversas áreas do conhecimento, das universidades de São Carlos.

O prefeito Newton Lima finalizou seu pronunciamento lembrando que na primeira edição do seminário “Garantindo a Permanência da Memória”, que aconteceu no ano passado, ele disse que a Prefeitura tinha consciência de seu papel e que trabalharia para aumentar a consciência da importância de preservar o patrimônio histórico.

(13/10/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos