» TÉCNICA DE TURISMO AVALIA ESTRUTURA DE SÃO CARLOS
» TÉCNICA DE TURISMO AVALIA ESTRUTURA DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Emiliano Azevedo, Isabelle Brito e Newton Lima.
Na sexta, dia 7, a técnica do Ministério do Turismo, Isabelle Agner Brito, esteve em São Carlos visitando alguns locais que integram projetos desenvolvidos pela Prefeitura e que têm por objetivo incentivar o turismo na cidade como uma atividade econômica. Acompanhada do diretor do Departamento de Fomento ao Turismo de São Carlos, Emiliano Azevedo, pela manhã, Isabelle, que é coordenadora geral de Análises de Projetos do Departamento de Infra-Estrutura do Ministério do Turismo, se reuniu com o prefeito Newton Lima.

O prefeito lembrou a reunião que teve com o secretário executivo do Ministério, Márcio Favilla, e falou das iniciativas da Prefeitura para auxiliar no desenvolvimento desse setor. “Nós criamos um site oficial do turismo e enviamos projeto de lei à Câmara para a criação do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur)”, observou.

A técnica esteve na estrada da Fazenda Pinhal, na Fazenda Santa Maria, no santuário da Babilônia, no Parque Eco-Esportivo Damha e no pavilhão da São Carlos Exposhow. Por meio de fotos e anotações, ela registrou detalhes de todos esses locais, destacando a importância de um pavilhão de eventos como o São Carlos Exposhow. “A cidade já está muito bem estruturada, possui uma malha urbana bem desenvolvida e já é referência”, observa. A partir da visita, a técnica deverá tecer pareceres de todos os locais e apoiar os projetos que forem possíveis.

Quanto à sinalização turística da cidade, Isabelle disse que é um investimento realmente necessário para facilitar a acessibilidade aos pontos turísticos, “mas também a movimentação dentro da cidade”. Esse projeto já foi apresentado ao Ministério pelo prefeito e está orçado em R$ 180 mil. Ela ainda ressaltou a importância de manter as características rurais da estrada da Fazenda Pinhal, “talvez nessa estrada o melhor seja trabalhar a drenagem apenas”. No projeto da Prefeitura a recuperação dessa estrada prevê um orçamento de R$ 480 mil.

Isabelle comentou também que o município já tem estrutura para o turismo de negócio, que já é explorado. “No entanto, é preciso fazer um levantamento mais apurado”, destacou. “O turismo patrimonial é muito forte e precisa ser desenvolvido, pois isso é importante não só para São Carlos, mas para o país”, disse referindo-se às fazendas históricas.

Sobre a recente posse da diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur), a técnica comentou que somente por meio do Conselho o poder público e a iniciativa privada conseguem realizar parcerias. “O turismo não depende só dos órgãos públicos, mas também da iniciativa privada”, disse. Para o diretor de turismo de São Carlos, a visita da técnica foi muito produtiva. “Ela mesma me disse que temos trabalho para uns quatro anos”, salientou Emiliano.

(10/10/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos