» EMEBS PARTICIPAM DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

O fogo se movimentando.
Experimentos com nitrogênio. Os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de São Carlos estão participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo informações do site do evento (http://semanact2005.mct.gov.br), 330 cidades estão participando e já foram registradas 6.523 atividades, inclusive as que estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais de São Carlos. A semana termina nesta sexta, dia 7.

Na quarta, dia 5, na EMEB “Artur Natalino Deriggi”, mais de 80 alunos assistiram a uma aula de Física aplicada ao cotidiano ministrada pelo professor Cláudio Boense Bretas, do Instituto de Física de São Carlos (USP). “É uma aula lúdica, de demonstrações. Uma maneira de despertar nessas crianças o interesse pela Ciência, uma vez que na casa delas acontecem fenômenos científicos na geladeira, na televisão, na hora de estourar o milho para fazer pipoca. Dentro dessa aula é possível mostrar conceitos importantíssimos usando materiais simples que eles têm no seu dia-a-dia”, explicou Bretas. Além da “Natalino Deriggi”, participam da semana as EMEBs “Dalilla Galli” e “Carmine Botta”.

Na aula, o professor Bretas mostrou como as asas do avião funcionam e qual a reação química usada na máquina de fotocópia, além de responder a questões como quantas pessoas cabem em um metro quadrado. “A reação à aula, independente da idade, é o encantamento pelo fenômeno. Mas as crianças ficam muito mais curiosas pela busca do saber. O simples assoprar de uma folha demonstrando a questão de pressão ou o atrito do canudo de plástico que fica preso à parede na discussão das cargas positivas e negativas provocam um interesse que em muitos casos muda o comportamento do aluno para o restante de sua vida escolar”, explicou o professor.

O estudante Wilson Batista Ferreira foi personagem principal em duas demonstrações de movimento e atrito, mas gostou mesmo de outro experimento. “Gostei mais das experiências com nitrogênio”, disse. Ele e praticamente todos os demais alunos gostaram, já que ninguém tinha visto ainda uma bexiga ser congelada em meio a tanta fumaça e depois readquirir sua forma e resistência anteriores. “Seria ideal realizar essas atividades mais freqüentemente, e nas universidades nós temos um grande potencial para a difusão da Ciência”, disse Bretas.

A aula-espetáculo chegou ao auge quando as chamas de um dos equipamentos se movimentaram de acordo com as freqüências sonoras determinadas pelo professor. “É uma oportunidade de aprender com a prática, com materiais que nem sempre são comuns nas escolas. Os alunos ficaram tão interessados que nem perceberam o tempo passar. O horário da aula acabou e eles queriam assistir mais”, disse a professora Ana Maria Cavaglieri, que dá aulas de Matemática e de Ciências nas escolas da Prefeitura.

“O conhecimento transforma a pessoa. Ela passa a ter e a se sentir parte ativa do mundo e isso é um fator importante na redução das diferenças sociais”, concluiu Cláudio Bretas. A programação da Semana nas EMEBs ainda inclui as
seguintes atividades: Oficina “Argila: aprenda brincando” – IFSC (USP); Oficina “DNA: o que é isso?” – CBME; Palestra: “Biossegurança, clonagem terapêutica e transgênicos” – UFSCar; Palestra: “Uso racional da água” – Profº Simar, UFSCar.

(06/10/05)
 
 

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