» TOMA POSSE A NOVA FORMAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PDF Imprimir E-mail

Joana Ravena, Rosilene M. dos Santos, Laíde Simões e Padre Agnaldo.
Na quinta, dia 29, no auditório da Fundação Educacional São Carlos (FESC), foi realizada a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para a gestão 2005/2007. Participaram do ato solene a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, o secretário da Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares de Lima, a vereadora Laíde das Graças Simões e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joana Ravena, além de representantes de várias secretarias municipais, entidades e órgãos ligados ao atendimento de crianças e adolescentes.

“O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é o órgão mais importante nessa área em todos os níveis: municipal, estadual e federal. Isso porque ele é deliberativo e controlador das políticas de atendimento à criança e ao adolescente. É ele que determina o que deve ser feito para que não haja violação dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, explicou Rosilene. Ela ainda afirmou que a implantação do conselho deve ser a primeira atitude do poder público para garantir os direitos desses cidadãos. São Carlos tomou essa atitude assim que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado.

Joana Ravena, que presidiu o CMDCA por duas gestões, entregou o cargo aos novos conselheiros. Com quatro anos à frente do Conselho, ela destaca a principal preocupação que deve nortear o trabalho dos novos conselheiros. “As cidades de um modo geral precisam de um projeto abrangente para cuidar das famílias, já que principalmente os adolescentes em situação de risco ou desacordo com a lei vêm de famílias desestruturadas”, disse.

De acordo com o Censo 2000, o Brasil tem mais de 23 milhões de crianças de zero a 6 anos, cerca de 20 milhões de crianças entre 7 e 12 anos e mais de 17 milhões de crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos. A estimativa do IBGE é de que 40% da população das cidades brasileiras é formada por crianças e adolescentes. São Carlos teria então cerca de 80 mil crianças e adolescentes. Apenas na rede municipal de educação estão matriculadas mais de 12 mil.

(30/09/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos