» FISCALIZAÇÃO NOTIFICA CARROCEIROS EM SITUAÇÃO IRREGULAR PDF Imprimir E-mail



Com apoio dos agentes municipais de trânsito e da Polícia Militar, os fiscais do Departamento de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizaram uma blitz para verificar se os carroceiros estão adequados às normas do Programa Carroceiros do Futuro. Além de verificar o veículo, os fiscais examinaram as condições dos animais: sinais de maus tratos e de alimentação inadequada, transporte de cargas acima da capacidade física, uso de proteção (ferradura) de borracha para evitar escorregar no asfalto, entre outras.

Em poucas horas de fiscalização, 15 carroceiros foram fiscalizados e 5 notificados pelos fiscais. “Eles têm agora um prazo para procurar o Canil Municipal e regularizar a situação, inclusive com a vermifugação, chipagem e atendimento clínico dos animais e emplacamento das carroças, tudo oferecido gratuitamente pela Prefeitura. Caso isso não aconteça, os carroceiros poderão ser autuados, porque a fiscalização vai continuar”, explicou o chefe da seção de Fiscalização, Itamar Garcia Martins.

Trabalhando como carroceiro há 15 anos, José Leonildo dos Santos elogiou a fiscalização. “Concordo com esse trabalho porque tem muita carroça que não tem condições de andar. Ou tem a roda baixa de carro, ou o cavalo está muito magrinho. Por isso, tem que fiscalizar mesmo”, disse. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Dutra, os carroceiros que não estiverem cadastrados ou com os dados desatualizados, devem procurar o Canil Municipal às quintas-feiras, das 7h às 17h.

“Quem conduz carroças por vias de grande movimento, em horários de pico, está sujeito a inúmeros acidentes. Quando a carga é muito volumosa, transforma-se em elemento de risco para a correta condução do veículo, pondo em perigo o carroceiro, o animal de tração, o pedestre, carros e veículos em geral”, alerta o secretário.

(05/09/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos