» PREFEITO E EMPRESÁRIOS PEDEM IMPLANTAÇÃO DE PORTO SECO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


Prefeito entrega ofícios ao Secretário de
Ciência e Tecnologia do Estado.Meirelles conhece estrutura da empresa,
além de outros empreendimentos da Encalso
O prefeito Newton Lima reuniu-se na tarde de quinta, dia 1º, com o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles. A audiência aconteceu no gabinete do secretário, com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Benedito Sacomano, e dos representantes do Grupo Encalso, Marco Aurélio Eugênio Damha e Marcelo Eugênio da Paz.

Três assuntos foram discutidos: a implantação da Estação Aduaneira do Interior (Eadi) – também conhecida como Porto Seco –, a criação de um Banco de Dados Cooperado para o Apoio ao Desenvolvimento Econômico do município e da região e o apoio da Prefeitura de São Carlos à implantação do Sistema de Parque Tecnológico.

O prefeito Newton Lima entregou dois ofícios, um manifestando “total apoio” à implantação do Sistema de Parque Tecnológico e outro solicitando o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado na criação do Banco de Dados Cooperado para o Apoio ao Desenvolvimento Econômico.

“A implantação do Parque Tecnológico está bem encaminhada, e aguardávamos o apoio da Prefeitura”, salientou o secretário de Ciência e Tecnologia, que destacou ainda a escolha de São Carlos pela sua capacidade na área da tecnologia. O projeto do Parque, que já está protocolado na Secretaria de Estado, é uma união entre o Estado de São Paulo e o Grupo Encalso, em sistema de parceria público-privado. Os representantes da empresa aproveitaram a oportunidade e apresentaram toda a estrutura que a empresa disponibiliza em São Carlos.

“Nós da Prefeitura estamos certos da importância desse projeto para a economia de São Carlos e região”, ressaltou Newton Lima ao secretário estadual, sugerindo a consolidação da parceria com a assinatura de um protocolo de intenções e o lançamento da pedra fundamental. Segundo Marcelo Eugênio, o local oferecerá condições necessárias para o desenvolvimento das empresas em uma estrutura que será fechada, como serviços e espaços comuns. “Com isso pretendemos instalar novas empresas em São Carlos”, disse.
O representante da Encalso explicou ainda que assim que o protocolo de intenções for assinado será definida uma área. “O projeto urbanístico já está em execução, em breve iremos apresentá-lo”, informou.

Banco de Dados
“Nós gostaríamos que o governo do Estado participasse desse projeto, já que com poucos recursos conseguiremos viabilizar dados de extrema importância para o poder público e para a iniciativa privada”, explanou o prefeito Newton Lima ao secretário Meirelles. O projeto inicial prevê parcerias público-privadas entre a Prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Centro Universitário Central Paulista (Unicep).

O secretário municipal Sacomano fez uma explanação sobre o projeto, que agradou ao secretário Meirelles. “No entanto sugiro que vocês tornem esse projeto regional”, disse Meirelles, comprometendo-se a analisar o projeto, que segundo ele, em tese, receberá apoio do governo do Estado. “Nós iremos acatar a sugestão do secretário Meirelles e tornar o projeto regional”, informou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, que pretende convidar algumas cidades da região de São Carlos para participar.

Porto seco
Sobre a instalação da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), o secretário estadual manifestou seu apoio, “decisivo e entusiástico”, já que segundo ele esse dispositivo irá alavancar o volume de exportações do Estado de São Paulo. Newton Lima disse ao secretário que no início de agosto uma comitiva de São Carlos esteve em Brasília, reunida com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para demonstrar o interesse da cidade nesse tema. A Receita está preparando novas normas operacionais para as Eadis.

De acordo com Meirelles, a implantação das Eadis é de extrema importância para agilizar o caminho das exportações e que seu apoio será demonstrado ao secretário da Receita Federal, “principalmente porque São Carlos possui uma posição estratégica no Estado”, observou. O secretário municipal de Ciência e Tecnologia disse que irá enviar um relatório para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado com dados estatísticos do volume de exportações e importações de São Carlos e região.

(02/09/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos