» VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA COMEÇA NESTE SÁBADO NA ÁREA RURAL PDF Imprimir E-mail


A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal começa neste final de semana com a imunização dos animais da área rural. A vacinação será no sábado, dia 27, das 9h às 17h, em postos de Água Vermelha, Santa Eudóxia, Varjão e Vinte e Nove. Já no próximo sábado, 3 de setembro, a vacinação prosseguirá no Parque Itaipu, Aracê de Santo Antonio, Jardim Novo Horizonte, Parque Fehr e Santa Paula.

Nesses locais, a expectativa é vacinar aproximadamente 2.500 animais entre cães e gatos. “Para que o cão ou gato receba a vacina, basta que o dono o leve a um dos postos. A partir dos três meses de idade os animais já podem ser vacinados”, explica a chefe da seção de Controle de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Luciana Marchetti.

Na área urbana a vacinação está marcada para os dias 17 e 18 de setembro, sábado e domingo, em diversos pontos da cidade. A Campanha é realizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Agricultura, Seção de Controle de Zoonoses e Departamento de Proteção Animal, em parceria com a Uipa e Arca de São Francisco.

Postos de Vacinação
Sábado, dia 27:
Água Vermelha - Praça Central.
Santa Eudóxia - Centro Comunitário.
Varjão - Tutoya do Vale.
Vinte e Nove - Portaria.

Sábado, dia 3:
Parque Itaipu - Portaria.
Aracê de Santo Antônio - Bar do Oswaldo.
Jardim Novo Horizonte - Bar da Léia.


RAIVA ANIMAL
A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais. No Brasil, a raiva humana ainda é um grave problema de saúde pública.

Sintomas
Na fase inicial, há alterações de comportamento, agitação, anorexia. Em 3 dias, os sintomas acentuam-se. O animal torna-se mais agressivo, atacando o próprio dono. Apresenta falta de coordenação motora, paralisia dos músculos da deglutição e da mandíbula (salivação e dificuldade de deglutição). A doença dura de 1 a 11 dias. O animal morre por convulsões e paralisia. Animais silvestres são os reservatórios naturais do vírus, propiciando a contaminação de animais domésticos.

Transmissão
A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.
Em espaços urbanos, os principais transmissores são o cão e o gato.

(26/08/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos