» JOGO DA MEMÓRIA PARA DESPERTAR O INTERESSE PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO PDF Imprimir E-mail


A Fundação Pró-Memória, órgão da Prefeitura, desenvolveu um jogo da memória a partir de imagens de edifícios históricos de São Carlos. Com 28 peças, as imagens se assemelham a grandes selos postais e reproduzem, entre outros, o Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião, a Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária) e o Edifício Euclides da Cunha (sede da Câmara Municipal).

O brinquedo será experimentado pela primeira vez nas três Escolas do Futuro anexas às EMEBs Carmine Botta (Boa Vista), Dalila Galli (Jockey Clube) e Artur Natalino Deriggi (Cidade Aracy e Antenor Garcia), onde estão sendo promovidas atividades pedagógicas e lúdicas do Projeto História dos Bairros 2005, cujo propósito é estimular alunos, professores e a comunidade a reconhecer os valores patrimoniais existentes nas áreas ao redor das próprias escolas.

Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória, conta que a instituição gostaria de ter concretizado a idéia já há algum tempo, mas o jogo só pôde ser elaborado agora. A criação é do arquiteto Fernando Góes, que trabalha na Fundação. Segundo Ana Lúcia, ele “dedicou-se pacientemente para produzir alguns protótipos do brinquedo, que certamente será muito útil para despertar o interesse pelo patrimônio histórico e arquitetônico”.

Para Fernando, “produzir os protótipos desse jogo da memória foi prazeroso, pela oportunidade de contribuir para que a juventude de nossa cidade receba mais um estímulo que ajude a despertar o interesse para os valores patrimoniais”. Ele afirma que “aprender brincando com imagens, a linguagem preferencial do inconsciente, de acordo com o suíço Carl Jung, é um dos caminhos ideais para a apreensão, tanto para jovens quanto adultos, de assuntos relacionados às artes, assim como do conceito ainda pouco difundido de Patrimônio Histórico e Cultural”.

(26/08/05)

 
 

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