» COLEÇÕES PASSAM POR REPAROS E HIGIENIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail


Juliana Geraldi.
Para dar continuidade ao projeto de microfilmagem de cerca de 50 mil páginas de antigos jornais de São Carlos pertencentes ao acervo da Fundação Pró-Memória, uma empresa especializada iniciou nesta semana, em São Paulo, a higienização e reparos em páginas de vinte e um volumes de jornais antigos da cidade. O projeto de microfilmagem, desenvolvido desde o segundo semestre do ano passado, é uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, lembra que “o primeiro lote de periódicos está sendo microfilmado desde dezembro último, nas instalações do Centro de Documentação e Informação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e após a conclusão dos serviços de higienização e reparos dos vinte e um volumes, iniciados esta semana, o material será encaminhado diretamente para a microfilmagem”.

Os exemplares de antigos jornais são-carlenses abrangem o período de 1886 até a década de 1970. O projeto de microfilmagem vai assegurar a preservação do conteúdo de exemplares dos jornais A Cidade, A Opinião, A Tarde, Cidade de São Carlos, Correio de São Carlos, Diário de São Carlos, L’Operario Italiano, O Oitavo Distrito, O Popular, Ordem e Progresso e O São Carlos do Pinhal.

Juliana Geraldi, coordenadora da Unidade de Arquivo Público e Histórico da Cidade, da Fundação Pró-Memória, explica que no caso de coleções de jornais em mau estado de conservação, em razão dos efeitos da passagem do tempo sobre o papel ácido utilizado na sua impressão, antes de iniciar o processo de microfilmagem é preciso fazer a higienização folha a folha, desmonte dos cadernos, reparo dos rasgos, enxerto da área com perda de suporte, retirada de eventuais fitas adesivas presentes e eliminação de vincos e dobras.

A coordenara destacou a importância da parceria entre Prefeitura e UFSCar, através da qual será possível completar coleções de jornais que ambas as instituições possuem incompletas. “Desta forma, é o pesquisador que será beneficiado”, conclui. Quando o processo de microfilmagem for finalizado, as duas instituições possuirão os microfilmes de coleções completas, facilitando a pesquisa aos interessados, que poderão obter as informações que procuram em qualquer uma delas.

(19/08/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos