» CONFERÊNCIA DISCUTIU O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
» CONFERÊNCIA DISCUTIU O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PDF Imprimir E-mail



A V Conferência Municipal de Assistência Social realizada no Teatro do Sesc nesta quinta, dia 18, reuniu aproximadamente 70 pessoas, entre elas o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito Emerson Leal, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Joana Adail Parise Barberis, e representantes de diversas instituições locais.

Newton Lima disse que a correta utilização dos recursos na área da assistência social, sempre com muita transparência e responsabilidade, o deixava extremamente orgulhoso. “Continuamos nos empenhando ao máximo para oferecer o melhor à população são-carlense. Com certeza, irei analisar com muito cuidado tudo o que está sendo discutido na V Conferência Municipal da Assistência Social”, disse o prefeito.

Dentro do tema “SUAS (Sistema Único da Assistência Social) Plano 10: Estratégias e Metas para a implementação da Política Nacional de Assistência Social”, foram expostos os projetos desenvolvidos pela atual gestão na área da Assistência Social. Houve também uma palestra sobre o SUAS com a assistente social e doutora em Serviço Social pela PUC São Paulo, Maria Cristina de Souza. Além disso, foram produzidos trabalhos em grupos e eleitos os delegados que irão para a Conferência Regional e, possivelmente, para as Conferências Estadual e Nacional de Assistência Social.

Segundo a secretária Rosilene Mendes dos Santos, os objetivos da V Conferência foram plenamente alcançados, já que os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a nova política na área da assistência social, produzindo propostas de forma coletiva e efetiva entre as esferas do governo e a sociedade civil. “Também foi possível fazermos uma avaliação das políticas de assistência social municipal, estadual e nacional, discutirmos a construção de novas propostas para o Plano Nacional de Assistência Social e aprovarmos um pacto de metas e compromissos entre sociedade civil e gestores, visando o aperfeiçoamento do SUAS”.

Atualmente são distribuídos em São Carlos 7.969 benefícios, abrangendo cerca de 6.250 famílias de baixa renda. Essas pessoas estão inseridas nos programas Bolsa Família, Bolsa Escola, Auxílio Gás, Cartão Alimentação, Renda Mínima e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). “Já no Plantão Social são feitos aproximadamente 1.600 atendimentos por mês, sempre nos Centros Comunitários dos bairros Cidade Aracy, Santa Felícia e Pacaembu, e no distrito de Santa Eudóxia”, afirmou Rosilene. Quanto aos repasses financeiros para entidades sociais do município, somente neste ano já foram entregues R$ 509 mil.

A secretária ainda explicou que a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social possui uma estrutura com vários departamentos e seções, o que permite o desenvolvimento de várias ações e projetos para a população local. “Dentre as ações desta secretaria estão atendimentos através do Disque-Denúncia do Idoso em Situação de Risco, da Casa Abrigo da Mulher Vítima de Violência, da Central de Penas Alternativas e do Procon. Também promovemos atividades nos 12 Centros Comunitários existentes em São Carlos, e nos projetos CICA (Centro Integrado da Criança e do Adolescente), Campeões na Rua e Criando Asas”, finalizou.

(18/08/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos