» TÉCNICO DA FGV AVALIA POSITIVAMENTE PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail


Rafael Martins, técnico da Fundação Getúlio Vargas.

O técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rafael Martins, esteve em São Carlos nesta terça e quarta, dias 16 e 17 para realizar a pesquisa de campo e conhecer o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública, projeto da Prefeitura de São Carlos que foi selecionado pela FGV entre os trinta melhores do país e é finalista ao Prêmio Gestão Pública e Cidadania. “São Carlos já está entre os 30 projetos selecionados de um total de quase 800”, salientou Rafael Martins. “A preocupação do município com a Segurança Pública é motivo de destaque, uma vez que, como esse tema é de responsabilidade do governo estadual, poucas cidades mobilizam-se para solucionar os problemas”, avaliou.

Desses trinta projetos, a pesquisa de campo selecionará vinte, que serão conhecidos em uma cerimônia marcada para novembro no Rio de Janeiro. Os cinco melhores classificados receberão o prêmio, sendo que aos três melhores ainda será concedido um valor simbólico em dinheiro. Martins explicou que a pesquisa de campo é parte da seleção dos projetos, pois dessa forma é possível conhecer melhor o funcionamento das ações que fazem parte de cada programa, no caso de São Carlos, do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública.

“A redução da criminalidade e a melhoria da qualidade de vida são dois fatores que pude constatar nessa pesquisa”, observou o técnico da FGV, que também apontou o diálogo entre as esferas de governo, municipal e estadual, como um fator positivo e resultante da implantação do Plano.

A diminuição de crimes graves, como homicídio, é o resultado mais visível do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública. A Prefeitura age neste âmbito como um catalisador de esforços das Polícias Militar e Civil, do Poder Judiciário e da sociedade, otimizando os recursos e meios disponíveis para combater a violência e desenvolvendo políticas públicas de caráter social destinadas erradicar as causas da violência.

Experiências inovadoras
Neste ano, 724 programas e projetos de todo o país foram inscritos para concorrer ao prêmio. Destes, 100 foram escolhidos como semifinalistas, dos quais três de São Carlos: o “Plano Municipal de Segurança”, o “Acesso Remoto e a Internet: Transparência e Democratização na Gestão Pública” e o NAI – Núcleo de Atendimento Integral. Em julho, Fundação divulgou a lista dos 30 selecionados. O Prêmio é promovido pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Ford, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e está em sua 10a edição. O objetivo é identificar, analisar, premiar e disseminar experiências inovadoras das administrações públicas.

Além dos três inicialmente selecionados, a Prefeitura também inscreveu os seguintes projetos: Natação para Bebês com Necessidades Especiais; Campeões na Rua; Coleta Seletiva: Inclusão Social para um Futuro Limpo; Programa Carroceiros do Futuro; Programa CastraCão e Gato Também!. Os programas concorrentes devem ter pelo menos um ano de implementação e causar impacto na melhoria da qualidade de vida dos beneficiados. Ainda devem servir de modelo para outras administrações, consolidar o diálogo entre a sociedade civil e os agentes públicos e utilizar recursos e oportunidades de forma responsável, na perspectiva de um desenvolvimento auto-sustentável.

Leia mais sobre o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública.

(17/08/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos