» SANTUÁRIO DA BABILÔNIA DEVERÁ RECEBER CERCA DE 30 MIL VISITANTES PDF Imprimir E-mail

A festa do Santuário Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, que será realizada nos dias 14 e 15, domingo e segunda, está sendo organizada pela primeira vez pela Associação dos Amigos e Devotos de N. Sra. Aparecida da Conceição da Babilônia. A entidade, criada para zelar pelo Santuário, também tem por objetivo transformar o local, que hoje é de peregrinação para romeiros de toda a região, em ponto de visitação turística.

Já para este ano, a Associação e os paroquianos voluntários esperam receber entre 25 e 30 mil pessoas nos dois dias de festa. Para isso, foi reorganizada a distribuição das barracas de alimentação, artesanato, brinquedos e armarinhos. Segundo o padre José Carlos Frederice, responsável pela paróquia, a medida tem por objetivo deixar a área no entorno da Igreja livre para circulação dos fiéis.

Os locais demarcados para montagem das barracas estão sendo alugados pela Associação. “Até agora reservamos entre 35 e 40 áreas para pessoas que além de pagar a taxa estipulada pela Associação apresentaram uma autorização da Vigilância Sanitária e concordaram com as regras estabelecidas para melhorarmos os serviços que são prestados para quem vem nos visitar”, explicou o secretário da Paróquia, Wellington Araújo.

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano orientou a Associação sobre como disciplinar a instalação das barracas e as exigências feitas pelo órgão e também pela Secretaria de Saúde. O diretor do Departamento de Fiscalização, Israel Higino, contou como será o trabalho no local. “Teremos fiscais durante a montagem das barracas e também durante todo o evento para garantir que as regras e normais sejam cumpridas”.

A Prefeitura vai instalar no Santuário banheiros químicos para atender os visitantes, além de disponibilizar uma equipe do Departamento de Fomento ao Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. Também trabalharão na realização do evento os agentes de trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Vias Públicas e as equipes de emergência da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

A reforma da Igreja foi iniciada com a troca do telhado e outras obras serão feitas com o que for arrecadado pela Associação na Festa e em outros eventos que serão realizados.

História
Segundo relatos de antigos moradores de São Carlos, houve um incêndio de grandes proporções no mês de agosto na Invernada e na mata da Fazenda da Babilônia. Não se sabe ao certo se isso ocorreu em 1860 ou 1870. Na manhã seguinte, pessoas que passavam pelo local do incêndio notaram que uma árvore permanecia intacta, com galhos e folhas verdes e com estranho brilho. Ao se aproximarem, atravessando em meio a troncos que ainda fumegavam, viram no pé da árvore uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ninguém soube explicar como a imagem e a árvore não foram atingidas pelo fogo que destruiu cerca de dez alqueires de floresta. Ali mesmo rezaram ao pé da imagem.

A partir daquele dia, muitas pessoas das fazendas vizinhas passaram a orar diante da imagem ao pé da árvore. Com o passar do tempo foi construída uma pequena capela que funcionou até por volta de 1920, sendo nessa época iniciada a construção da nova Igreja, sendo interrompida em seguida para, novamente em 1944, reiniciar os trabalhos de construção do que hoje é o Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida da Conceição da Babilônia. O dia 15 de agosto foi instituído feriado municipal.

(10/08/05)

(Fonte: Revista 140 da Paróquia São Carlos Borromeu)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos