» PROJETO HISTÓRIA DOS BAIRROS 2005 COMEÇA NESTA SEGUNDA |
Nesta segunda, dia 8, exposições montadas em três Escolas do Futuro dão início ao Projeto História dos Bairros 2005, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória. As exposições serão nas EMEBs Carmine Botta (Boa Vista), Dalila Galli (Jockey Clube) e Arthur Natalino Deriggi (Cidade Aracy / Antenor Garcia). Haverá visitas monitoradas para alunos e comunidade, assim como atividades pedagógicas e lúdicas para reconhecimento dos valores patrimoniais existentes nas áreas ao redor das próprias escolas. Está prevista também a elaboração de uma publicação, baseada em uma oficina coletiva de textos. As crianças farão desenhos a partir dos elementos de que mais gostaram em cada uma das mostras. Os trabalhos dos alunos serão reunidos numa outra exposição em novembro, por ocasião do 148º aniversário de São Carlos. Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória, acrescenta que o Projeto História dos Bairros compreenderá ainda a realização de um curso para professores, com o tema “Educação para o patrimônio natural e cultural de São Carlos”. Ela lembra que a idéia desse curso surgiu após a realização da Semana Pró Casa do Pinhal deste ano, quando um curso sobre patrimônio histórico ministrado a docentes da rede municipal de ensino teve excelente receptividade. Projeto Neste ano, o Projeto História dos Bairros conta também com a participação do Museu de São Carlos e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Nas três Escolas do Futuro serão exibidos conjuntos de painéis elaborados em anos anteriores, com os resultados de trabalhos que buscaram envolver a comunidade no reconhecimento de seu cotidiano e de sua história. Em 2002 e 2003 o suporte utilizado foi o da fotografia, gerando as mostras “Caçadores de Imagens” e “Imagens dos Bairros”. Em 2004, o trabalho usou as linguagens da literatura e ilustração. As exposições serão itinerantes, revezando-se até outubro nas três Bibliotecas do Futuro. Em “Caçadores de Imagens” (2002), fotógrafos profissionais e amadores percorreram os bairros e distritos da cidade registrando, entre outros aspectos, seus espaços, casarões, edifícios históricos, personalidades que compuseram a história de São Carlos, modos de vida e diversidade cultural. Em 2003, a partir do tema “Imagens dos Bairros”, foram reveladas cenas do cotidiano de diversos pontos da cidade, com origem das oficinas de fotografia oferecidas à comunidade e realizadas nos Centros Comunitários. Já em “História dos Bairros 2004 – Registros Literários e Ilustrações”, oficinas de redação e desenho para a comunidade estimularam a leitura, a imaginação, a memória e a criatividade. A exposição é um extrato das histórias, lembranças e causos contados, escritos e desenhados nas oficinas, que acentuaram a importância de resgatar a cultura do município e de conhecer nossa realidade. Para Juliana Geraldi, coordenadora da unidade de Arquivo Público e Histórico da Cidade da Fundação Pró-Memória, “as exposições vão oferecer aos alunos – e aos moradores das regiões em torno dessas Escolas do Futuro – a oportunidade de desenvolver atividades culturais que permitam aprofundar o conhecimento sobre a história dos bairros são-carlenses, além de estimular a auto-estima e ainda proporcionar condições de perceber o modo pelo qual a própria comunidade se reconhece, fortalecendo a criação de sua identidade”. Curso O curso sobre o patrimônio natural e cultural de São Carlos, dirigido aos docentes das três EMEBs, vai procurar formar um grupo multiplicador de professores da rede escolar municipal nas práticas de educação para o patrimônio e, ao mesmo tempo, inserir a temática da preservação patrimonial nas práticas pedagógicas dos professores participantes. Dividido em quatro módulos, o curso vai abordar inicialmente as metodologias de história oral e da fotografia como elementos didáticos em sala de aula. O segundo tema será o da educação ambiental, apresentando a bacia hidrográfica de São Carlos como elemento didático. O terceiro módulo enfoca a utilização do patrimônio histórico, com vistas à educação para o patrimônio. O módulo final discute a utilização das artes plásticas na educação para as artes. (08/08/05) |