» MUDANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EXIGEM ADEQUAÇÃO PDF Imprimir E-mail

No retorno das crianças às escolas municipais, a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, falou sobre as providências que estão sendo tomadas para adequar a rede municipal de ensino à obrigatoriedade da matrícula de crianças com 6 anos no Ensino Fundamental a partir de 2006. “A Lei Federal que cria essa obrigatoriedade partiu do Congresso Nacional e não prevê período de adaptação nem define se o Ensino Fundamental deixa de ter 8 anos e passa para 9 anos”, explica Géria.

Por conta disso, o Conselho Municipal de Educação achou por bem implantar na cidade o período mais longo para o Fundamental, ampliando as EMEBs que já existem para atender os novos alunos. “Nós teremos que fazer a ampliação dos espaços físicos inclusive nas áreas externas, já que aos 7 anos não se dá tanta importância aos parquinhos que são necessários aos alunos de 6 anos”, disse a secretária.

Outra medida anunciada foi a contratação de professores para atender as salas de 6 anos nas EMEBs com uma nova proposta pedagógica, já que esses alunos não podem receber as mesmas informações passadas aos alunos de 7 anos. A abordagem, segundo a secretária, tem que ser diferenciada.

“Na verdade é como se o ciclo inicial que antes tinha dois anos (7 e 8) passasse a ter agora três anos (6, 7 e 8). Com isso será possível eliminar uma lacuna que existia entre o que a criança aprendeu na EMEI com 6 anos de idade e a chegada dela na EMEB com 7 anos. Era preciso recomeçar. Da forma como será feita a partir de 2006, essa transição será feita na EMEB com uma proposta pedagógica que tenha continuidade. Haverá avanços em qualquer hipótese”, explicou.

“Os professores que hoje atendem as salas de 6 anos nas EMEIs passarão a atender crianças com 4 e 5 anos, nos permitindo melhorar o oferecimento de vagas para atender a demanda nos bairros mais populosos e ampliando o período integral nas EMEIs”, completou Géria. A lei torna obrigatória a matrícula das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental, cabendo ao poder público dar condições para o cumprimento dessa determinação, mas é responsabilidade dos pais efetuar a matrícula dos filhos.

(04/08/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos