» NEWTON LIMA TOMA POSSE NO CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE PDF Imprimir E-mail

Prefeito Newton Lima e o rapper MV Bill na posse do Conselho Nacional da Juventude
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva empossou nesta terça, dia 2, os membros do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), e entre eles está o prefeito Newton Lima, escolhido pelos seus próprios pares, por meio das entidades que os representam, como o único representante dos prefeitos no CNJ. A cerimônia de posse aconteceu no Palácio do Planalto e foi assistida por diversas autoridades nacionais.

O Conselho, composto por 60 membros, tem a finalidade de formular e propor diretrizes da ação governamental voltada à promoção de políticas públicas para a juventude e fomentar estudos sobre a realidade sócio-econômica juvenil. Para o prefeito Newton Lima, a sua nomeação e posse no CNJ é reflexo do trabalho realizado em São Carlos. “Hoje a nossa cidade já está marcada como uma cidade que tem o tema da criança e do adolescente como uma política pública prioritária”, destacou.

“Tanto é assim que nós recebemos o prêmio de prefeito Amigo da Criança, da Unesco e da Fundação Abrinq, além de indicadores que nos orgulham”, observou o prefeito, referindo-se aos indicadores nas áreas de Educação, Saúde e Infância e Juventude. A escolha de Newton Lima para compor o CNJ também foi importante, uma vez que partiu dos próprios prefeitos a indicação, por meio das entidades que representam os chefes dos Executivos Municipais, como a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na qual Newton é o vice-presidente temático.

“Estou muito feliz com a posse e orgulhoso, principalmente por saber que quem ganha com isso é a cidade de São Carlos e a população”, observa, “e ao mesmo tempo aumenta nossa responsabilidade para auxiliar o país a encontrar soluções para os problemas da juventude”, completa.

Política Nacional
A criação do Conselho Nacional da Juventude faz parte da Política Nacional da Juventude, implantada pela primeira vez no país por meio da Medida Provisória 238, assinada pelo presidente Lula em 1º de fevereiro desse ano, já aprovada pelo Congresso Nacional e transformada em lei. Com essa lei também foi criada a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Essas ações do governo federal visam enfrentar o desafio de resolver o problema de 34 milhões de brasileiros que têm entre 15 e 24 anos, faixa etária na qual se encontra a maior parte da população atingida pelos piores índices de desemprego, evasão escolar, formação profissional, mortes por homicídio, envolvimento com drogas e com a criminalidade.

Por meio do ProJovem, o governo investirá R$ 300 milhões em cursos de um ano de duração para proporcionar aos jovens a conclusão do ensino fundamental, aprendizado de uma profissão e desenvolvimento de ações comunitárias, além de um incentivo mensal de R$ 100 para os alunos que cumprirem 75% da freqüência às aulas e demais atividades.

Inicialmente, o ProJovem será implantado nas 26 capitais e no Distrito Federal. Poderão participar homens e mulheres, com idade entre 18 e 24 anos, que terminaram a quarta série, mas não concluíram o ensino fundamental e que não têm emprego com carteira profissional assinada.

(02/08/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos