» PREFEITURA PREPARA LICITAÇÃO PARA ADAPTAR PRÉDIO DA FARMÁCIA POPULAR
» PREFEITURA PREPARA LICITAÇÃO PARA ADAPTAR PRÉDIO DA FARMÁCIA POPULAR PDF Imprimir E-mail

» PREFEITURA PREPARA LICITAÇÃO PARA ADAPTAR PRÉDIO DA FARMÁCIA POPULAR
A Prefeitura está preparando o processo de licitação para contratar a empresa que fará a adaptação do prédio onde vai funcionar a Farmácia Popular em São Carlos. Localizado na rua Santa Cruz, em uma área central de fácil acesso e com ponto de ônibus nas proximidades, o prédio atende todas as exigências do Ministério da Saúde.

“O projeto de implantação já está bem adiantado. O próximo passo é lançar o edital de licitação, que está em fase de preparação, para que as empresas interessadas em fazer as adaptações necessárias na parte física do prédio participem do processo”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

O projeto de adaptação e reforma prevê acesso e banheiros para deficientes físicos, almoxarifado para estocagem de medicamentos, sala de atendimento com cadeiras e sistema de senha eletrônica, entre outras alterações para proporcionar conforto ao usuário.

Outra boa notícia é que a relação dos medicamentos fornecidos pela Farmácia Popular do Brasil foi ampliada, passando a fornecer 95 itens. Os novos remédios são: Sinvastatina 20 mg, utilizada para reduzir os níveis de colesterol; Atenolol, para hipertensão; Monitrato de Isossorbida, para cardiopatias, e Biperideno, um auxiliar no tratamento do mal de Parkinson.

“Até setembro estaremos inaugurando a Farmácia Popular do Brasil em nossa cidade, onde qualquer cidadão que estiver portando receita médica ou de cirurgião-dentista, independente de o profissional ser da rede pública ou particular, poderá comprar um dos 95 tipos de medicamentos a um valor muito menor que o vendido no mercado. Sem dúvida, um grande benefício para o cidadão de São Carlos”, adiantou o prefeito Newton Lima.

Baixo custo
A Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal em parceria com a Prefeitura, que visa ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Lançado em 7 de junho do ano passado pelo presidente Lula e pelo ministro da Saúde Humberto Costa na unidade das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, tem como meta criar 100 farmácias no primeiro ano do programa.

Em 11 meses de funcionamento, as unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil já forneceram aproximadamente seis milhões de medicamentos, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento. Em cada Farmácia Popular, o usuário recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

Os remédios são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, junto aos laboratórios públicos e privados – exclusivamente para o programa – e repassados à população pelo valor de custo, gerando, em alguns casos, uma economia de até 85% em suas despesas com medicamentos.

São 95 itens padronizados, indicados para as doenças de maior incidência no país, como antiinflamatórios, antitérmicos, antibióticos, antiespasmódicos, antipsicóticos, anticonvulsivos, além de anticoncepcional injetável e preservativo masculino. Entre os dez medicamentos mais procurados nas Farmácias Populares estão os indicados para o tratamento de hipertensão, diabetes e úlceras gástricas.

A estrutura das farmácias é diferenciada, permitindo a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre a Aids e o combate à dengue, além de outras de interesse do Ministério da Saúde.

Para mais informações, inclusive a lista completa dos medicamentos oferecidos, acesse o site www.saude.gov.br/farmaciapopular.

(29/06/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos