» MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE APROVA PROJETO DA PREFEITURA PDF Imprimir E-mail

Alunos de escola municipal na luta pela preservação ambiental.
Um edital publicado nesta semana pela diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente anunciou a aprovação do projeto “Sala Verde” de São Carlos, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a UFSCar, o CDCC/USP e a Associação para a Proteção Ambiental de São Carlos (APASC).

O projeto obteve 40 pontos, ao lado da Fundação Universidade do Rio Grande do Sul. Essa é a pontuação máxima atribuída às regiões Sul e Sudeste. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste tiveram como nota máxima para as suas propostas 50 pontos. Na classificação geral, que considerou todos os inscritos, São Carlos ficou em 24º lugar.

A “Sala Verde”, que será montada na Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral”, vai possibilitar a criação de um centro de referência e disponibilizar informações ambientais aos cidadãos do município de São Carlos, sob coordenação de Lourdes Moraes, que já coordena o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) de São Carlos.

O projeto também prevê um levantamento de informações sobre as áreas verdes e equipamentos urbanos que possam servir de espaço para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. “É um estímulo para que o poder público apresente à população novos serviços nas bibliotecas. É muito positivo pelo acervo que vamos ganhar, como indicador de desenvolvimento, de trabalho e de disponibilizador de informações para a população”, disse Lourdes.

O Brasil dispõe de 111 Salas Verdes, das quais 45 foram implantadas no período 2000/2004. É um ambiente dinâmico, onde o público pode ler, ouvir, e acessar documentos, participar de atividades educacionais e de eventos, entre outras atividades. Ela pode ainda ser considerada como potencial Centro de Educação Ambiental (CEA), porque tem capacidade de fomentar e de promover processos educacionais voltados à questão ambiental.

O Ministério do Meio Ambiente vai comunicar oficialmente o prefeito Newton Lima para que a implementação possa ser iniciada em julho. O Centro de Documentação e Informação (CID) do Ministério encaminha duas vezes ao ano, sem qualquer ônus para a Prefeitura, um kit de publicações para abastecimento e atualização do acervo. Em média, o kit contém de 40 a 50 títulos, entre publicações editadas pelo Ministério do Meio Ambiente, e outras adquiridas junto às editoras nas áreas de educação ambiental, sustentabilidade e meio ambiente.

(29/06/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos