» PRESIDENTE LULA RESSALTA O TRABALHO DO PREFEITO NEWTON LIMA PDF Imprimir E-mail


Solenidade no Palácio do PlanaltoPrefeito Newton Lima
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Tarso Genro, lançaram na manhã desta terça, dia 14, um conjunto de ações voltadas para a qualidade da educação brasileira. Durante a solenidade, realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o presidente Lula, após cumprimentar as autoridades presentes, fez questão de cumprimentar, em especial, o prefeito de São Carlos, Newton Lima.

“E eu quero, em especial, cumprimentar o companheiro que não é nem deputado, nem ministro, mas é educador, e é o companheiro que ainda no ano de 2001, 2002, no começo do ano foi convidado por mim para organizar o nosso projeto de educação, que foi o nosso querido companheiro – hoje magro, deve estar fazendo muito exercício –, o nosso ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos, atual prefeito de São Carlos, o companheiro Newton Lima, que foi o companheiro que colocou o Fundeb com muita força no programa de governo, colocando isso como uma necessidade vital para que nós pudéssemos fazer uma revolução na educação brasileira”, destacou o presidente.

Lula disse que o pensamento de Newton era compartilhado por muitos educadores brasileiros e reitores “e nós levamos todo esse tempo para criar as condições de apresentar ao Congresso Nacional o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Então, eu quero, Newtão, te parabenizar. A você e a todo mundo que trabalhou, parabenizar os companheiros do Ministério da Educação e todos aqueles que participaram das reuniões para chegar à conclusão desse projeto que agora vai para as mãos dos nossos deputados e dos nossos senadores”, finalizou o presidente Lula.

Nas eleições de 2002, Newton foi o coordenador do programa de governo de Lula nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia. Vice-presidente de Assuntos Temáticos da Frente Nacional de Prefeitos, Newton vem trabalhando ativamente por melhorias na educação e em outros setores da administração pública em todo o Brasil.

Investimentos
Segundo o Ministério da Educação, será encaminhada ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que define a forma de investimentos nos ensinos infantil, fundamental e médio, e na educação de jovens e adultos para os próximos 14 anos.

Também serão enviados dois projetos de lei, entre eles o que aumenta para nove anos a duração do ensino fundamental, possibilitando o ingresso das crianças na escola a partir dos seis anos de idade. O outro projeto de lei cria bolsas de estudo para a formação de professores do ensino básico da rede pública.

Estudantes
O presidente Lula assinará também duas Medidas Provisórias. A primeira cria o programa Escola de Fábrica, cujo objetivo é ampliar as possibilidades de formação profissional, favorecendo a entrada de estudantes de baixa renda no mercado de trabalho. Inicialmente serão abertas 558 escolas em fábricas de diferentes segmentos da economia. A segunda medida institui um benefício para os alunos que cursam o ensino superior com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) em turno integral.

A Prefeitura de São Carlos já se inscreveu no projeto Escola de Fábrica, e deverá passar a contar em breve com mais esse programa de inclusão social. O governo federal editará também uma portaria estabelecendo que os Centros de Educação Tecnológica e as Escolas Técnicas, Agrotécnicas e aquelas vinculadas às universidades federais, destinem 10% de suas vagas para cursos de educação profissional de forma integrada aos cursos de ensino médio, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA/Profissional).

Valorização
Para o presidente da República, essas medidas irão melhorar a qualidade do ensino público brasileiro além de proporcionar a “valorização dos profissionais de educação”. As medidas anunciadas e que serão enviadas ao Congresso prevêem um aumento progressivo de recursos, ao longo de quatro anos, de R$ 4,3 bilhões. “Estou feliz que o Ministério da Educação escolheu o ano de 2005 como o ano da qualidade da educação básica”, observou. Para o prefeito Newton Lima, o Fundeb irá representar um importante passo rumo à universalização da educação básica, “além de melhorar os investimentos na educação”, destacou.

(14/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos