» INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS DE ORIGAMI E IKEBANA PDF Imprimir E-mail

Estão abertas as inscrições para as oficinas de ikebana e origami, que fazem parte da programação da exposição “A Presença Japonesa em São Carlos”, elaborada pela Fundação Pró-Memória e com abertura marcada para 18 de junho. Cada oficina oferece trinta vagas e será ministrada por membros da comunidade japonesa da cidade. Os interessados devem ser inscrever até dia 22, na Estação Cultura.

A exposição “A Presença Japonesa em São Carlos”, que poderá ser vista até 18 de julho, além de mostrar imagens, fotos e documentos relativos à comunidade nipo-brasileira em São Carlos, será composta também por objetos, peças de decoração, vestimentas e outros elementos da cultura japonesa. Haverá ainda uma programação especial no fim de semana de inauguração: apresentações de danças e trajes típicos, kendo (esgrima japonesa / ken - espada; do - caminho) e taiko (tambor).

A diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, explica que “a exposição é mais uma demonstração do empenho do Governo Participativo de São Carlos em recuperar as memórias de pessoas, grupos, instituições e comunidades étnicas que compõem a cidade”.

As oficinas de origami e ikebana - com 8 horas de duração cada - serão realizadas nos sábados seguintes à inauguração (25/06; 2, 9 e 16/07), no auditório da Estação Cultura, à Praça Antonio Prado, s/nº, antiga Estação da Fepasa. As aulas de origami serão no período da manhã, das 10h às 12h, e as de ikebana, na parte da tarde, das 14h às 16h. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A taxa de inscrição é de R$ 5,00. Podem participar interessados a partir de 10 (origami) ou 15 anos (ikebana).

Origami
É a arte de dobrar papel (ori – dobrar; kami – papel). Desenvolvida desde antes do século X, a arte de dobraduras em papel ainda é muito popular no Japão, tendo se espalhado por várias partes do mundo nos últimos séculos. Inicialmente o origami era uma arte passada de pais para filhos, mas a partir de 1876 passou a integrar o currículo escolar japonês.

As formas conseguidas através das dobraduras de papel têm significados simbólicos e compõem várias cerimônias no Japão. O “tsuru” (grou) é a forma mais popular de dobradura, principalmente por ser considerada a ave símbolo da nação.

Ikebana
Trata-se da arte de preparar arranjos florais. Em sua forma mais simples, representa o céu, a terra e o homem. Os variados estilos simbolizam a idéia de crescimento contínuo da vida e vitalidade.

Inicialmente era utilizado como forma de invocar os deuses, e os arranjos florais serviam de guias para as divindades. Com a ascensão do budismo, o ikebana passou a ser freqüente nos altares de Buda. A partir do século XIV, passa a ter também cunho estético e se populariza.

(07/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos