» TÉCNICOS DO BNDES VISITAM SALESIANOS SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Nesta tarde, o secretário municipal Especial de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares Lima, acompanhou os técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em uma visita ao Salesianos São Carlos, entidade que desenvolve programas para crianças e adolescentes por meio de convênio com a Prefeitura. A visita faz parte da análise do projeto Rede Locais de Atenção à Criança e ao Adolescente, enviado em 2004 pela administração municipal ao BNDES, para pleitear financiamento a diversas ações no setor.

Na ocasião, Padre Agnaldo explicou à equipe que o Salesianos São Carlos é um programa que tem como objetivo oferecer moradia para meninos entre 7 e 18 anos que não possuem família ou que estão impossibilitados de conviver com ela. “Levando em conta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o programa objetiva criar um ambiente familiar de acolhimento. Assim, podemos assegurar a integridade física, moral e psicológica desses jovens”, resumiu.

Ele afirmou também que as crianças e adolescentes que residem no local se integram à sociedade através da participação em atividades externas. “Os jovens freqüentam escolas públicas, o Projeto Vida Melhor (PROVIM), do Centro Profissional Dom Bosco, e também participam de festas locais e outros eventos”, disse. Por meio do Centro Profissional Dom Bosco, os jovens participam de cursos de iniciação profissional, como marcenaria e restauração de móveis escolares, elétrica, panificação, confeitaria e computação. Para os adultos, além desses cursos são oferecidos os de Metrologia, Leitura e Interpretação do Desenho Técnico e Controle de Qualidade.

Os técnicos do BNDES passaram três dias em São Carlos, onde participaram de reuniões com representantes das Secretarias de Infância e Juventude, Cidadania e Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Fazenda e da Fundação Educacional São Carlos (FESC), para conhecer as ações da Prefeitura que envolvem criança e adolescente. Além disso, visitaram as Escolas do Futuro, o Centro da Juventude, a chácara do NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) e as obras do Programa Habitar Brasil/BID, no Jardim Gonzaga.

A criação da Rede Local de Atenção à Criança e ao Adolescente implica na construção de dois Centros da Juventude, na ampliação do projeto Escola Nossa, que visa abrir as escolas municipais à participação da comunidade, e a implantação do Programa de Medidas Socioeducativas, que tem por objetivo viabilizar atividades de inclusão digital.

(03/06/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos