» TRABALHADORES E ESTUDANTES SÃO OS PRINCIPAIS USUÁRIOS DO INTEGRAÇÃO PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura registrou aumento no número de usuários que utilizam o Bilhete Integrado de São Carlos (BIS) no transporte coletivo urbano. Nos quatro primeiros meses do ano, 161.396 integrações foram registradas pela empresa, de acordo com relatório enviado à Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas.

Só em abril, 73.420 integrações foram registradas, 70% a mais em relação aos números de janeiro. Em maio, até o dia 15, foram registradas 45.480 integrações. Do total de usuários do transporte coletivo o número de integração representa apenas 6,28%, parcela formada principalmente por trabalhadores e estudantes que, antes do sistema, caminhavam parte do trajeto para não pagar uma segunda passagem de ônibus.

A trabalhadora Teresa Aparecida Costa passou a utilizar a integração e disse estar satisfeita. “Eu saía da casa dos meus filhos na Vila Prado, descia no centro e tinha que ir a pé até a Vila Monteiro. Hoje consigo fazer a integração e chegar em casa com mais rapidez e segurança”, contou.

Segundo o chefe da Divisão de Planejamento Operacional do Transporte Coletivo da Prefeitura, Marcelo Massulo, o número de pessoas fazendo integração só não é maior em virtude das quatro novas linhas criadas e pela extensão de algumas que passaram a atender novos trechos, como o conjunto habitacional do CDHU.

Ele disse que outras linhas ainda serão alteradas, mas isso depende de estudos técnicos da secretaria. “O SITrans (Sistema Integrado de Transportes de São Carlos) ainda não está totalmente implantado, mas já fizemos várias mudanças que estão beneficiando os usuários”, afirmou Marcelo, lembrando que a integração é feita para completar o trecho da viagem e não fazer ida e volta. Ele lembrou que o usuário tem 90 minutos para fazer a integração em qualquer ponto da cidade e não apenas nas estações.

Entre as mudanças feitas pela empresa, com supervisão da Secretaria de Transporte, estão a criação de novas linhas perimetrais, construção da Estação Norte, implantação de abrigos em pontos dos bairros e do centro e a compra de 37 ônibus, entre eles dois microônibus adaptados para o transporte de portadores de deficiência de locomoção severa, que atende hoje cerca de 80 usuários por dia.

A Prefeitura vai construir ainda outras três estações: uma na região sul da cidade, no cruzamento da avenida Grécia com a rua Coronel Leopoldo Prado; outra na região leste, próxima à praça do Cristo na Vila Nery; e outra na região oeste, na praça da Opto no Santa Felícia.

(24/05/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos