» PREFEITURA INTENSIFICA TRABALHO DE COMBATE AO RACISMO E DISCRIMINAÇÃO PDF Imprimir E-mail

A Seção de Combate ao Racismo e Discriminação, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, está organizando e promovendo, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura e Departamento de Artes e Cultura, entidades sociais negras e poder legislativo, as atividades em comemoração à Abolição da Escravatura que começam hoje, dia 13, data da Assinatura da Lei Áurea, e seguem até o dia 31.

Hoje, dia 13, acontece a Lavagem da Mentira, evento conjunto com o Centro de Cultura Negra e o Centro de Referência da Mulher Negra “Ekodilê”, que tem como principal objetivo fazer com que a comunidade negra reflita sobre a data. A concentração da caminhada será às 17h, na esquina das ruas 13 de Maio com D. Alexandrina, seguindo para a Igreja São Benedito e de lá voltando para a Praça Cel. Salles, onde haverá apresentação de um grupo de maracatu, com encerramento às 22h.

No dia 14 haverá “O Hip Hop no contexto social”, em que a população são-carlense poderá conhecer um pouco mais sobre essa cultura, que é uma ramificação do Movimento Negro. Já no dia 15 acontecerá o “Tocando a Obra com a Cultura Negra”, em que serão apresentadas para a comunidade diversas culturas afro-brasileiras existentes em São Carlos, das quais se destacam as comidas típicas, os ritmos e artesanatos.

No dia 19 será o “Dia Municipal do Combate à Desigualdade Racial”, a realizar-se na Câmara Municipal, onde será apresentado um ato de repúdio a todo tipo de discriminação. Finalizando os eventos, no dia 31 haverá o lançamento do livro “Tráfico Negro – O lado escuro do Amanhã”, de Dudu Ramos, que conta a trajetória de um menino negro.

Segundo a chefe da seção de Combate ao Racismo, Keila Maria Cândido, o órgão tem como objetivo elaborar políticas públicas que promovam a consciência étnica/racial, resgatando a cultura afro-brasileira, a luta contra a discriminação racial, a xenofobia, o racismo e outras formas de intolerância. “Dentre nossas principais atividades estão acompanhar as ações de conscientização da diversidade em distintas áreas, como educação, cultura, saúde e comunicação; capacitar profissionais; dar orientação e acompanhamento jurídico, e promover ações afirmativas com a comunidade”, salienta.

Keila afirma que, nesse ano, a Seção de Combate ao Racismo e Discriminação iniciou o processo de implantação da Comissão Intergovernamental do Município de São Carlos, visando ampliar e fortalecer suas ações. “Para tanto, agregamos outros órgãos municipais, como as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Saúde e Educação e Cultura, além do Orçamento Participativo e da Administração Regional da região do Santa Felícia”.

Ela conta também que está ocorrendo a intensificação das negociações com o movimento social negro, otimizando as atividades de valorização e reconhecimento da cultura, e identidade da comunidade negra são-carlense.


Projetos e eventos
Estão sendo desenvolvidos diversos projetos, entre eles o “Relações de Trabalho e Cidadania com Recorte de Gênero e Cidadania” e “Recorte Étnico-Racial no Setor de Habilitação e Empreendimento no Município de São Carlos”, sendo esse último em parceria com a Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos).

“Paralelo a esse trabalho, foram e estão sendo promovidos vários eventos, como a Atividade de Confraternização das Religiões de Matrizes Africanas, a Organização da Federação Espírita de Umbanda e Candomblé e o Seminário sobre a Implantação da Lei nº 10.639/03 na Educação, ocorrido em Ribeirão Preto. Todos esses que foram citados aconteceram em fevereiro de 2005”, completa Keila.

Em março, mais precisamente no dia 18, ocorreu a apresentação da Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação para a tribuna da Câmara de Araraquara. Entre os dias 28 e 31 do mesmo mês, a seção se apresentou no I Encontro Intergovernamental de Gestores de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília.

No mês de abril, a seção se apresentou para a tribuna da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, no Seminário “Yalorixás – O Papel da Mulher Negra nas Casas de Candomblé”. Já no último dia 11, Keila promoveu um seminário de qualificação para alunos pré-vestibulandos na Paróquia Madre Cabrine, cujo eixo temático era igualdade racial.

(13/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos