» INTERCEPTOR REMODELA REDE DE ESGOTO DA REGIÃO DO KARTÓDROMO
» INTERCEPTOR REMODELA REDE DE ESGOTO DA REGIÃO DO KARTÓDROMO PDF Imprimir E-mail


Dificuldade da obra levou à construção de galerias, caixas e um sifãoRuas recuperadas: SAAE e Prefeitura entregando um asfalto novo aos moradoresEm fase de conclusão: além de equipamentos obsoletos, solo de péssima qualidade

A obra de construção de um interceptor na margem direita do córrego Santa Maria do Leme, que atinge cerca de 1 km de extensão na região do antigo Kartódromo, está proporcionando uma ampla remodelação e reestruturação desta rede de esgoto. “Ao iniciar este projeto em janeiro, nós encontramos muitas dificuldades de ordem técnica, pois muitos pontos não apresentavam equipamentos capazes de darem vazão ao esgoto gerado por inúmeras residências e estabelecimentos comerciais, que foram sendo construídos ao longo dos anos”, explica o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jurandyr Povinelli.

Além dos materiais obsoletos instalados há décadas, a Construtora Ferreira de Paula, que está executando a obra, também encontrou dificuldades de ordem natural, sendo que alguns pontos de conexão tiveram que receber uma escavação mais profunda que a prevista. Em alguns locais foram construídas novas galerias pluviais e caixas de interligação, sendo necessária a construção de um sifão. “Foram encontrados trechos de solo em péssima qualidade, cujo fator dificultou bastante o andamento desta obra”, observa o diretor da autarquia.

Este interceptor receberá o coletor tronco que terá início no Jardim Acapulco, passando pelos bairros Santa Marta e Santa Paula, cujo projeto entrará em processo licitatório nos próximos dias. O planejamento é prolongá-lo até os bairros Jockey Clube e Village, totalizando um trecho por volta de 5 km. Os materiais e equipamentos utilizados são específicos para a passagem do esgoto, apresentando tubos de concreto centrifugado de 600 mm com junta flexível e interior anticorrosivo. “Com a conclusão deste projeto, nós estaremos resolvendo um problema crônico desta região, encaminhando o esgoto para o emissário”, explica Povinelli. “Com isto, evidentemente, teremos condições de alimentar a futura Estação de Tratamento de Esgoto”, completa.

Medidas de segurança
Para a construção do interceptor, a autarquia está utilizando todos os dispositivos de Segurança do Trabalho e de Trânsito, com o objetivo de proteger motoristas, pedestres e funcionários da obra. Em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Vias Públicas, foram implementadas placas proibindo o acesso de veículos; bases de concreto pintadas de amarelo, sendo colocadas fitas zebradas (amarelo e preto); e baldes de iluminação noturna. “Eu queria pedir desculpas para a população pelos transtornos gerados, mas quando esta obra for concluída seu benefício se estenderá por muitas gerações de são-carlenses”, observa Povinelli.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a autarquia está recompondo todo o asfalto dos logradouros onde o interceptor já foi instalado. “A nossa proposta é concluir este trabalho num prazo de 30 dias”, garante o diretor do SAAE.

(04/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos