» ATERRO SANITÁRIO PASSA POR OBRAS DE AMPLIAÇÃO PDF Imprimir E-mail



O prefeito Newton Lima esteve hoje, dia 3, no aterro sanitário, vistoriando as obras de ampliação de mais uma célula no local para receber o lixo produzido na cidade. Acompanhando o prefeito, estavam alguns vereadores da cidade, que receberam do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Benedito Sacomano, as informações sobre o andamento da obra.

Newton Lima destacou a preocupação da administração com o meio ambiente e ressaltou a nova legislação que está para ser regulamentada sobre a questão dos consórcios intermunicipais. Embora sem regulamentação, a lei já foi sancionada pelo presidente da República e é um marco na história da gestão dos municípios, pois irá superar uma infinidade de dificuldades jurídicas que impedem a associação de municípios para resolver problemas comuns.

O prefeito lembrou quando assumiu pela primeira vez e encontrou muitas pessoas vivendo de maneira indigna no local, e que, hoje, São Carlos não tem mais um lixão e sim um aterro sanitário. Foram criadas cooperativas que possibilitaram melhoria de vida para as pessoas, o que é um grande avanço para o município.

O local onde será depositado o lixo está recebendo uma manta para a impermeabilização do solo e estão sendo concluídos os drenos de chorume, de água fluvial e de gás produzido pelo lixo enterrado. O término da obra está previsto para meados do mês de maio e tem um custo estimado em 700 mil reais, incluindo a construção de uma nova lagoa para receber o chorume.

A nova célula tem capacidade para receber cerca de 120 mil m3 de lixo nos próximos dois
anos e após esse prazo existe a previsão de procurar outro local para o aterro sanitário por duas razões: a proximidade de loteamentos urbanos e a suspeita de que a área do aterro esteja em cima de um afloramento, um ponto de recarga do Aqüífero Guarani.

Hoje a Prefeitura encaminha o chorume do aterro sanitário para ser tratado em Araraquara, pois os reservatórios existentes chegaram ao limite. Segundo Sacomano, está prevista a construção da quarta lagoa para receber o chorume, mas ainda não está definido o local e a secretaria está calculando o volume necessário para que a obra seja colocada em concorrência pública. “Com a ampliação do aterro, teremos um tempo maior para resolver a destinação do lixo de forma definitiva e também concluir o ciclo da coleta do lixo em São Carlos”, finalizou o secretário.

(03/05/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos