» FNP PEDE AÇÕES PARA BARATEAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO PDF Imprimir E-mail


Durante o seminário “Barateamento e Qualidade no Transporte Público Urbano”, realizado nos dias 14 e 15 na capital baiana, os integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) assinaram a Carta de Salvador, defendendo a criação de uma política nacional para o transporte público, visando o barateamento das tarifas e a melhoria dos serviços prestados.

O prefeito Newton Lima, vice-presidente da FNP para assuntos temáticos, coordenou a mesa de trabalho na quinta, dia 14, ao lado de prefeitos de algumas capitais, e defendeu ações que envolvam as três esferas governamentais e a participação dos empresários do setor. “Outras propostas foram incluídas na Carta de Salvador como, por exemplo, um tratamento tributário diferenciado que vai depender de uma maior participação dos governadores dos Estados e do governo federal”, disse.

O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, afirmou que os instrumentos necessários para a melhoria do transporte estão ao alcance do conhecimento do país. Ele citou a exploração de tecnologias alternativas como uma possível saída para o setor e deixou uma pergunta para a platéia: “Se em Estocolmo, capital da Suécia, os ônibus locais utilizam motores a álcool, desenvolvidos pela Universidade Federal de São Carlos, por que nós não podemos fazer o mesmo? Por que não?”. De acordo com Olívio Dutra, que também participou do encontro, “o Ministério das Cidades tem elaborado alguns estudos a fim de verificar qual a solução mais recomendada para minimizar os problemas enfrentados pela população”.

O presidente da FNP, João Paulo Lima e Silva, prefeito de Recife (PE), solicitou uma audiência com o presidente Lula para a apresentação das questões relativas ao transporte público. De acordo com a FNP, uma pesquisa realizada pelo Ministério das Cidades mostra que apenas 32% da população utiliza o transporte coletivo. O índice é decorrente, principalmente, das altas tarifas. Um estudo realizado pelo Movimento pelo Direito ao Transporte aponta que se houvesse uma redução de 50% do custo do óleo diesel, a redução das tarifas poderia chegar a 10%.

Para viabilizar as propostas apresentadas no documento final do encontro, a FNP montou um grupo de trabalho formado pelos prefeitos de Salvador, Curitiba e João Pessoa, para trabalhar em parceria com os técnicos municipais para detalhamento das propostas a serem apresentadas ao presidente Lula nos próximos 15 dias.



 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos