» CERCA DE 50 MUNICÍPIOS JÁ VISITARAM O NAI PDF Imprimir E-mail

O NAI (Núcleo de Atendimento Integrado), parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Infância e Juventude, Polícia Militar, Vara da Infância e Juventude e Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), já foi visitado por representantes de aproximadamente 50 municípios, sendo alguns de outros estados.

Representantes de outras prefeituras demonstraram interesse em implantar a alternativa criada em São Carlos ao modelo convencional de atenção a adolescentes acusados de ato infracional. Em processo avançado de implantação estão Americana, Piracicaba, Rio Claro e Lorena. A unidade de Americana já deve ser inaugurada no próximo mês.

“O que diferencia o trabalho desenvolvido no NAI é o fato dele oferecer o apoio sócio-familiar ao adolescente que cometeu um ato infracional, isto é, envolvendo a família do jovem e órgãos como Segurança Pública, Judiciário, Ministério Público, Assistência Social, Saúde e Educação”, disse o secretário municipal de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares Lima.

“O NAI não faz somente um trabalho de recuperação desses adolescentes, mas de prevenção. Tentamos fazer com que o jovem, quando erra, não persista com a prática de delitos e de criminalidade”, disse. Ele afirma que o NAI teve uma diminuição considerável no número de adolescentes custodiados, ou seja, aqueles casos mais graves em que são mantidos sob a guarda do órgão. “Em 2001 atendemos 156 jovens. Em 2002, havia 129 e em 2003, 137 adolescentes que passaram pela internação provisória. Em 2004, tivemos apenas 87 jovens custodiados”, contabiliza.

O NAI começou a funcionar efetivamente em 16 de março de 2001 e realizou nesse período aproximadamente quatro mil atendimentos, incluindo os chamados “trabalhos de prevenção” realizados em escolas, entre eles, liberdade assistida, prestação de serviço à comunidade e semi-liberdade.

Cumprindo dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o NAI foi destacado na entrega do prêmio Prefeito Amigo da Criança ao professor Newton Lima Neto. Concedido pela Fundação Abrinq em 30 de junho do ano passado, o prêmio reconhece os esforços de São Carlos na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes, por meio de iniciativas nas diversas áreas da administração municipal. São Carlos figurou entre as 20 cidades de todo o Brasil melhor avaliadas pela Fundação e recebeu conceito A+, nota máxima da Fundação Abrinq.


Secretário de Infância e Juventude discute a questão em programa de TV
O secretário municipal de Infância e Juventude de São Carlos, Padre Agnaldo Soares Lima, participa hoje, dia 30, do programa Diálogo Brasil, parceria entre a Radiobrás, a TV Cultura e a TVE do Rio de Janeiro. Integrante da grade da Rede Pública de Televisão, o Diálogo Brasil é veiculado em 19 Estados e no Distrito Federal, toda quarta, ao vivo, às 22h30, e tem mediação do jornalista Florestan Fernandes Júnior.
O programa é produzido nos estúdios da Radiobrás, em Brasília. Na edição de hoje, irá discutir a questão dos jovens infratores no país, tratando, entre uma série de assuntos, de políticas de recuperação de adolescentes em conflito com a lei e metas para o tratamento desses jovens de acordo com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Irão participar, além do Padre Agnaldo, o vice-presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), César Morales, e o secretário da Infância e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Altineu Cortes. Em São Carlos, o programa pode ser acompanhado na TV Cultura, a partir de 22h30.

(30/03/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos