» DISQUE SAAE REGISTROU MAIS DE 39 MIL LIGAÇÕES EM 2004 PDF Imprimir E-mail


Funcionando 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, o Disque SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) - 0800 111 064 - registrou 39.059 atendimentos em 2004. “Nossa primeira medida ao assumir em 2001 foi terceirizar este modelo importante de utilidade pública, onde verificamos que a qualidade e a produtividade do serviço aumentaram consideravelmente”, afirmou o diretor-geral do SAAE, Jurandyr Povinelli.

Atualmente o serviço é prestado pela empresa EAC de São Carlos. “O processo de licitação para apontar a empresa vencedora ocorre anualmente e ganha a proposta que apresentar um plano operacional mais econômico e qualitativo para o SAAE”, informa Povinelli.

Atendendo uma média de um usuário a cada 13 minutos e meio, o serviço registra reivindicações envolvendo reclamação de leiturista, emissão de segunda via da conta e qualidade ou desperdício de água. A lacração de hidrômetro foi a reclamação que recebeu mais registros com 8.410 ligações, seguida do hidrômetro com a cúpula embaçada, com 4.037. A notificação de hidrômetro parado apontou 3.269 anotações. “O Setor de Hidrometria é o mais acionado com mais de 21 mil ligações no ano”, explana Povinelli.

O Setor de Manutenção de Redes é o segundo mais requisitado, atendendo casos de vazamentos, ligações de água e esgoto, limpeza, mau cheiro, problemas com pressão, esgoto entupido e abastecimento interrompido. “Na época de chuvas, por exemplo, anotamos muitos problemas com refluxo de esgoto, onde são realizadas ligações clandestinas que prejudicam todo o coletivo”, lamenta o diretor do SAAE.

Quando as reclamações dos usuários são registradas, um boletim de serviço já é emitido para os departamentos responsáveis. Em seguida, é organizada uma escala de atendimento que prioriza os casos de urgência. “É muito importante explicar que o SAAE não dispõe de um contingente adequado de funcionários para atender imediatamente uma alta demanda de serviços, já que a população da cidade aumentou bastante nestes últimos anos e nosso quadro funcional não acompanhou este processo”, analisa o diretor da autarquia. “Mesmo assim todos os casos são atendidos e solucionados no menor tempo possível”, afirma.

(04/03/05)
 
 

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