» FEIRA DE CUIDADOS EM SAÚDE ORIENTA SERVIDORES DO ARACY PDF Imprimir E-mail



A Secretaria Municipal de Saúde, através da Administração Regional de Saúde (ARES) do Cidade Aracy, promoveu na noite de sexta, dia 9, no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, a 1ª Feira de Cuidados em Saúde e Prevenção de Acidentes com o objetivo de promover a educação permanente dos servidores de saúde daquela região mantendo a motivação e atualização dos trabalhadores para qualificar a atenção, os cuidados e atendimentos em saúde da população.

A capacitação foi feita por meio da apresentação de diversas palestras com temas ilustrando todo o processo de acolhimento, identificação de riscos à saúde, serviços da Atenção Básica e de Urgência e a prevenção de acidentes. Esse é o primeiro passo de uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano na área de urgência pela Regional de Saúde do Cidade Aracy, com o objetivo de promover melhorias, dar agilidade e resolutividade aos serviços das unidades de saúde do bairro, com o apoio de órgãos de segurança, empresas da iniciativa privada e instituições de ensino.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Administração Regional do Cidade Aracy, Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Orçamento Participativo, Defesa Civil de São Carlos e Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Vias Públicas, Corpo de Bombeiros de São Carlos, Volkswagen – planta São Carlos, Escola Técnica de Segurança no Trabalho (Kmectron), Unicep, por meio dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, Escola Técnica Atheneu, Espaço Livre e Conseg, entre outros.

Representando o secretário municipal de Saúde Dirceu Barbano, a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Marilda Siriani de Oliveira, fez uma palestra sobre O acolhimento como tecnologia de escuta qualificada, avaliação de riscos e vulnerabilidades. “É preciso alertar, além do atendimento, para a prevenção. São ações como esta que nos permitem conhecer as demandas de saúde, como organizar o serviço para avaliar o risco e atender a urgência de necessidade imediata, os recursos para atender o usuário do sistema municipal de saúde e a preparação da equipe para atendimento de urgência”, explica Marilda.

A qualificação dos servidores, ainda segundo Marilda, vai melhorar o atendimento, identificar os riscos e o processo de estabilização do paciente em situação de urgência, sendo mais rápido reduzir seqüelas e salvar vidas. A satisfação do usuário tem que ser levada em consideração porque é um paciente que tem a sua história de vida, com seus valores e sua cultura, e isso tem que ser respeitado. “É essa compreensão que vai nos permitir reordenar o serviço e humanizar o atendimento”, frisa Marilda.


A assistente social e coordenadora do Programa Sentinela, Marisa Aparecida de Campos Leite, que representou o juiz da Vara da Infância e da Juventude João Batista Galhardo Júnior, falou sobre as formas de identificar um abuso sexual, exploração sexual, legislação, transtornos à vítima e objetivos de programas como, por exemplo, o Sentinela, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, desenvolvido na cidade em convênio com o governo federal, que atende crianças e adolescentes até 18 anos na questão de violência e exploração sexual.

Maria Inêz Bertachini, administradora Regional de Saúde do Aracy, explica que as atividades continuarão ao longo de todo o ano e integradas com todos os equipamentos públicos e não públicos, legitimando a política do Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalhando a territorialidade das ações de saúde. “Nós queremos marcar e pontuar a importância do cuidado e das várias formas do atendimento de saúde, trabalhando com terapia comunitária, diagnóstico clínico de saúde bucal das escolas, organização de um plano de cuidado de saúde de crianças das creches e da nova cooperativa de servidores da entulheira próxima ao Caic, entre outros”, disse.

(12/03/07)