» SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DISCUTEM SISTEMAS DE AVALIAÇÃO PDF Imprimir E-mail



Na sexta, dia 2, cerca de 100 professores, merendeiras e funcionários administrativos da rede municipal de educação reuniram-se no auditório Jorge Caron (USP), para a 1ª Plenária sobre Avaliação da Rede Municipal. Em debate, as primeiras indicações de como deverá ser feita a avaliação da rede e a avaliação dos funcionários. “Foi feito um levantamento em toda a rede com professores, inspetores de alunos, merendeiras e auxiliares administrativos para que fossem indicadas as questões sobre as duas avaliações. Depois esse material foi organizado, apresentado e debatido nessa primeira plenária”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari.

A plenária escolheu um grupo de pessoas para estudar a viabilidade das propostas apresentadas. Após o estudo, a equipe deverá elaborar um texto e distribuir para toda a rede no dia 23 de junho. Os funcionários e professores das escolas e creches terão que conhecer esse material, discuti-lo e apontar as mudanças que acharem necessárias. Só então será feito um texto para votação, que irá acontecer também durante uma plenária marcada para o dia 4 de agosto.

Para a secretária de Educação, além do número de participantes ter sido significativo, as propostas apresentadas foram importantes. “Os professores estão acostumados a discutir a questão da remoção e da atribuição de aulas com a soma de pontos adquiridos em determinadas situações. Foi bonito ver, por parte do pessoal da alimentação escolar, que eles querem ser avaliados de acordo com a aceitabilidade do produto que fazem: a merenda”, disse.

Ainda segundo a secretária, esse tipo de avaliação pelo produto final precisa ser mais aprofundado, já que vale para todos em qualquer circunstância. A avaliação de desempenho individual deverá interferir na remoção, atribuição de aula e, quando for aprovado o Estatuto da Educação, na progressão funcional que será a promoção do funcionário municipal da educação.

(06/06/06)