AÇÕES DO DEPARTAMENTO DE APOIO À ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail

Promoção de Ações Municipais Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local visando a superação da extrema pobreza no município de São Carlos –convênio MTE/SENAES nº761863/2011 no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria

Criação de novos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) e consolidação de EES já existentes, potencializando as articulações entre eles, com vistas à superação de situação de extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda, além de contribuir para o fortalecimento da organização social e política da comunidade dos territórios da zona sul (Antenor Garcia, Presidente Collor, Cidade Aracy I, Cidade Aracy II, Jardim Gonzaga) e zona norte (Distrito de Santa Eudóxia), dos EES e do controle social da política pública de fomento a Economia Solidária buscando a inclusão e o acesso à cidadania. Serão realizados cursos de capacitação e formação técnica nas áreas: estética e beleza, alimentação, costura, além de consultorias específicas para os EES já existentes nas áreas: produção agrícola, contabilidade, administração, finanças solidárias, cultura, engenharia de produção.

 

FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

  • Feira de Economia Solidária de São Carlos- Realizadas em parceria com o CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo, as feiras são de caráter regional, sendo convidados expositores de São Carlos e outras cidades, e busca ser um espaço de comercialização dos empreendimentos, encontro e discussões, troca de experiências e lazer. Ressalta-se o caráter formativo, muito fortalecido no processo de construção coletiva dessa feira.
  • Chorando Sem Parar
  • Festa do Clima
  • Festa do Trabalhador

 

CONSELHO MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E FUNDO MUNICIPAL DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA– LEI Nº 15.853/2011

O Conselho Municipal de Economia Solidária é um órgão consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda. É composto por 10 membros da sociedade civil e 10 do Poder Público, além dos respectivos suplentes. Tem vinculado a ele um fundo municipal com o objetivo de fomento a iniciativas de economia solidária.

 

 

I Conferência Municipal de Economia Solidária de São Carlos

 

Espaço de discussões da política pública de Economia Solidária no município. A primeira foi realizada no mês de maio de 2012, elegeu os conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Economia Solidária e do Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária.

 

Construção do Centro Público de Economia Solidária de Produção de São Carlos

 

O projeto consiste na construção de um centro público de produção que abrigará inicialmente empreendimentos na área da construção civil de economia solidária, no bairro Santa Felícia. Este centro representa um novo espaço para a produção dos empreendimentos, sob gestão do DAES.

Endereço: Rua Rachid K. Fakouri - Santa Felícia

 

Mulheres do campo construindo autonomia - construção do Restaurante Caipira no Assentamento Santa Helena – convênio SPM/PR nº074/2011

Implantação de um restaurante caipira, no barracão do Assentamento Santa Helena, por meio da aquisição de utensílios e equipamentos, além de qualificação profissional do grupo de mulheres da comunidade, criando um empreendimento solidário e autogestionário, como forma de gerar trabalho e renda e construir a autonomia financeira dessas mulheres.

 

PROJETO MULHERES DE SÃO CARLOS CONSTRUINDO AUTONOMIA – CONVÊNIO SPM/PR Nº 043/2009

O Departamento de Economia Solidária juntamente com o Centro de Referência da Mulher, ambos parte da Prefeitura Municipal de São Carlos, realizam o projeto Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia. O projeto tem como objetivo formar profissionais para a área da Construção Civil. Para tanto realizou um curso profissionalizante na área destinado para mulheres. Além disso, posteriormente, oferecer a possibilidade de formar empreendimentos com as profissionais recém formadas, que pretendam fazer parte de cooperativa ou associação para entrar no mercado de trabalho.

No primeiro semestre de 2012 aconteceram as aulas teóricas, com os temas relações de gênero, matemática aplicada à construção e economia solidária. No segundo semestre foram iniciadas as aulas práticas dividindo as mulheres, atualmente separadas em quatro turmas, por área de interesse, sendo elas, pintura de paredes, assentamento de tijolos (alvenaria), aplicação de pisos e azulejos, carpintaria e hidráulica, e capacitou 35 mulheres que passam a receber acompanhamento da ENACTUS/USP.

Endereço: Rua Paulo Toyama Riuji, 400 - Santa Felícia – CEP: 13563-050

 

Empreendimentos populares autogestionários formalizados ou não da cidade de São Carlos.

NOME DO EMPREENDIMENTO SOLIDÁRIO

Segmento

AARTESCAR – Associação dos artesãos e artistas de São Carlos

Artesanato

AMEI – Associação dos Microempreendedores Individuais

Alimentação

Associação do Assentamento Santa Helena

Produção Agrícola

Banco Comunitário Nascente

Finanças Solidárias

CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo

Produção artístico-cultural, realização de eventos

Coopervida – Cooperativa de catadores de materiais recicláveis de São Carlos

Serviços de coleta seletiva

Coopsi – Empreendimento de Psicologia

Serviços na área de psicologia

Horta Orgânica Comunitária do Cidade Aracy

Produção agrícola

Recriart

Artesanato

UNIARTE

Artesanato

TASCA – Talentos Artísticos de São Carlos

Artesanato e serviços

REENVOLTA

Prestação de Serviço

 

Para maiores informações, consultar o DAES – Departamento de Apoio à Economia Solidária

Telefones: (16) 3307.6808/ 3371.9219/ 3376.6561     

Endereço: Rua José Bonifácio, 885 - Centro - São Carlos – SP – CEP: 13560-610e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 
 

REFIS 2019