PREFEITO PARTICIPA DA ABERTURA DA VIII SEMANA DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITO À DIVERSIDADE PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, participou na manhã desta segunda-feira (16), na sede do Centro do Professorado Paulista (CPP), da abertura da VIII Semana de Formação da Educação Inclusiva e Direito à Diversidade.
 
O evento, que acontece até sexta-feira (20), é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e tem como objetivo promover a formação de gestores e professores da Rede Municipal de Ensino de São Carlos, de 33 municípios paulistas que fazem parte do Polo de São Carlos e de instituições parceiras para efetivação das redes educacionais inclusivas.
 
Participaram da solenidade oficial de abertura os secretários municipais Douglas Marangoni (Educação/Planejamento e Gestão), Tamy Aline Sato (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Wiviane Tiberti (Cidadania e Assistência Social/Infância e Juventude), os chefes de gabinete José Diniz (Educação) e Nilson Garcez (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), o palestrante Humberto Alexandre Gennari e o diretor do CPP, Azuaite Martins de França, além de gestores e professores de São Carlos e de outras cidades da região central.
 
Até sexta-feira (20), várias atividades voltadas à diversidade e inclusão, com palestras e debates, contemplarão educadores e gestores, trazendo a realidade e expondo o que cada um vive em seus locais de trabalho. Os temas Educação e Inclusão Social: o professor como agente de transformação, Importância da Língua de Sinais para o Desenvolvimento do Aluno Surdo, Educação Indígena, Educação Inclusiva: diagnósticos e prognósticos, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Autismo também serão debatidos durante a Semana de Formação.
 
Segundo Tamy Aline Sato, coordenadora do Programa de Educação Inclusiva do Ministério da Educação (MEC) e secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o evento é de suma importância, pois mostra que um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito. “É necessário reconhecer que todas as crianças podem aprender, reconhecer e respeitar diferenças de idade, sexo, etnia, língua, deficiência, classe social. Esse é um tema que deve ser trabalhado em cada um de nós, dentro dos lares com os pais, das escolas e para as escolas. Aqui temos 33 municípios representados por profissionais da área, que funcionarão como multiplicadores”.
 
Para o prefeito Paulo Altomani a inclusão é um direito. “A inclusão faz parte da qualidade de vida dentro das escolas, livre de preconceitos e intolerância. A maior parte aqui presente é de professores, os quais trazem suas experiências cotidianas. Só o fato de estarem aqui já mostra que eles têm desejo de mudança”.
 
Douglas Marangoni, secretário interino de Educação, afirma que refletir sobre educação e a diversidade na escola é colocar em pauta o processo de desenvolvimento humano integral, e esse entendimento tem de ser cuidadoso e observado a partir das pequenas e importantes decisões. “O termo inclusão é muito amplo e é o que buscamos discutir nessa Semana de Formação, que é de suma importância para a nossa prática pedagógica”.
 
O primeiro palestrante, Humberto Alexandre Gennari, formado em administração de empresas com especialização em gestão em pessoas, falou sobre “Educação e Inclusão Social: o professor como agente de transformação”. Já no período da tarde o tema discutido foi “A importância da Língua de Sinais para o desenvolvimento do aluno surdo” com a participação dos professores de Libras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Mariana de Lima Isaac Leandro Campos, Rimar Ramalho Segala e Regiane Pinheiro Agrella.
 
Além das 16 palestras, durante a semana ocorrerão apresentações culturais e uma mostra de fotografias do Projeto Olhar Inclusivo do fotógrafo Essio Pallone Filho em parceria com a ONG MID e a ONG Amais. O CPP está localizado na rua Lúcio Rodrigues, nº 11, na Vila Prado. 
 
(16/11/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos