ANÁLISES LABORATORIAIS PERIÓDICAS GARANTEM QUALIDADE DA ÁGUA OFERECIDA PELO SAAE PDF Imprimir E-mail

altO Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos, por meio de sua Unidade de Amostragem da ETA Vila Pureza, desenvolve um Programa de Monitoramento das Captações. O trabalho consiste na coleta mensal de amostras e análises laboratoriais para avaliar a qualidade da água que está sendo tratada.

 

Leila Jorge Patrizzi, gerente de operações de tratamento de Água e Esgoto do SAAE, explicou que as amostras são coletadas em pontos definidos pela presença de situação de risco, nas bacias das captações superficiais do Feijão e do Monjolinho. “Todos os meses são realizadas coletas em oito pontos relativos à Captação do Feijão (sete pontos nos mananciais afluentes e um ponto na captação) e sete pontos relativos à Captação do Monjolinho (seis pontos nos mananciais afluentes e um ponto na captação)”.

 

Em cada amostra são realizadas análises de pH, turbidez, cor, alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrogênio amoniacal, DBO, DQO, ferro, alumínio, fósforo total, nitrito, bactéria escherichia coli, entre outras. Diariamente são feitas coletas e análises da água que chega à estação, proveniente das duas captações. Além disso, todos os dias, a equipe da Unidade de Amostragem realiza coletas na rede de distribuição e também nos poços profundos e reservatórios, totalizando cerca de 800 coletas a cada mês. Na Estação de Tratamento, as coletas são realizadas de hora em hora visando garantir a qualidade da água distribuída.

 

As análises são realizadas em laboratórios da própria autarquia, localizados nas dependências da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Pureza, localizada à Avenida Dr. Carlos Botelho.

 

Atualmente o SAAE está também implantando a ISO/IEC 17025 “Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração”. A certificação, concedida pelo Inmetro, demonstra que os laboratórios e a unidade de amostragem (coleta e transporte de amostras) atendem aos requisitos previamente definidos e são competentes para realizar suas atividades com confiança.

O Presidente do SAAE, Sérgio Pepino, destacou que os laboratórios, acreditados pelo Inmetro, são considerados competentes e seus resultados aceitos como verdadeiros, com reconhecimento internacional.

 

Para o correto transporte das amostras o SAAE adquiriu três veículos apropriados, sendo um deles uma caminhonete Frontier Nissan, utilizado para coletas em locais de difícil acesso.

 

Ações para proteção dos mananciais superficiais vêm se mostrando cada vez mais necessárias, principalmente devido às intervenções antrópicas nas margens dos rios principais e afluentes das bacias utilizadas para captação de água. As captações superficiais do Monjolinho e Ribeirão Feijão fornecem hoje cerca de 45% da água consumida em São Carlos.

 

Pontos de coleta nos mananciais afluentes à Captação do Feijão: Córrego Laranja Azeda (próximo à Fazenda Conde do Pinhal), Ribeirão Feijão (próximo ao Sítio São João), Córrego São José (próximo ao Posto Castelo), Córrego São José (represa do Posto Castelo), Córrego dos Macacos, Córrego Morungaba, Córrego Água do Pires e o Ribeirão Feijão (ponto de captação).

 

Já os pontos de coleta nos mananciais afluentes à Captação do Monjolinho são: Córrego do Espraiado, Ribeirão Monjolinho (próximo à Fazenda Hildebrand), Córrego Ponte de Tábua, Córrego do Belvedere, Córrego São Rafael, Ribeirão Monjolinho (confluência dos córregos Fazenda Jatobá/Santa Joana e Santa Teresinha) e Ribeirão Monjolinho (ponto de captação).

 

(25/06/2015)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos