SEMINÁRIO CIENTÍFICO DISCUTE A PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA PDF Imprimir E-mail
altFoi realizado nesta sexta-feira (19), no auditório do Paço Municipal, o seminário científico “Primeiríssima infância em foco: perspectivas e desafios”. O evento faz parte da programação da 5ª Semana do Bebê, uma realização da Prefeitura de São Carlos, por meio do Programa São Paulo Primeiríssima Infância e apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
 
Participaram do seminário a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, a secretária de Infância e Juventude, Beatriz Tolentino, o secretário executivo do Programa Primeiríssima Infância, Natanael Alves da Silva, especialistas da área, além de profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação.
 
A palestra de abertura foi ministrada pela representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, doutora em saúde pública, enfermeira Anna Maria Chiesa, que falou da importância da primeiríssima infância. “É importante delimitar a primeira infância como o período que vai de 0 a 6 anos. Dentro desse período, há uma fase ainda mais importante, de 0 a 3, que a gente chama de primeiríssima infância. Embora teóricos de diferentes áreas – da medicina, da pedagogia, da psicologia – já viessem apontando a importância da primeira infância, foi na década de 1990, com a maior possibilidade de exames para compreender a estrutura e o funcionamento do cérebro, que pudemos reconhecer esse período, principalmente de 0 a 3 anos, como uma fase que estabelece as bases para o desenvolvimento global da criança”.
 
Anna Maria Chiesa ressaltou, ainda, os fatores que contribuem para um bom desenvolvimento na primeira infância. “O que a criança precisa é ter um cuidador que se envolva com ela e que atenda às suas necessidades, que interaja de forma amorosa e significativa para que ela desenvolva o seu potencial. Esse também é um conceito mais recente: a confirmação de que o ambiente é tão ou mais importante do que a herança genética”.
 
O evento contou também, no período da manhã, com a mesa-redonda “Modelos lúdicos: a importância do brincar para a promoção do desenvolvimento infantil”. Os palestrantes foram a Drª Guiomar Papa de Moraes que falou “Sobre o brincar e o desenvolvimento infantil” e Maria Madalena Moraes Sant’Anna que falou sobre “O brincar e as deficiências”.
 
A programação do período da tarde começou com a mesa-redonda “Álcool e drogas: risco, vulnerabilidade e possibilidades de intervenção com as palestras do Profº Drº Humberto Sadanobo Shirakawa que falou sobre “Riscos e consequências do uso do álcool e outras drogas na gestação para mãe e bebê” e da dentista Martinha Marchi com o tema “Relato na prática do PET/REDE vinculado à situação de uso de álcool, crack e outras drogas de impacto na gestação para mãe e bebê”.
 
Segundo o secretário executivo do Programa Primeiríssima Infância em São Carlos, Natanael Alves da Silva, a 5ª Semana do Bebê se difere das demais pela grande participação da comunidade. “Em todos os eventos a participação é significativa tanto da família como de profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, o que demonstra o sucesso do evento”.
 
Neste sábado será realizada a já tradicional Passeata do Bebê, que será realizada a partir das 8h30 com concentração na Praça Santa Cruz e chegada na Praça do Mercado Municipal, onde serão realizadas diversas atividades para pais e filhos.
 
(19/06/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos