PROFESSORES RECEBEM LIVROS QUE RETRATAM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
PROFESSORES RECEBEM LIVROS QUE RETRATAM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA PDF Imprimir E-mail
altPara celebrar o dia “D” do Mês da Consciência Negra, data de aniversário de Zumbi dos Palmares, considerado líder do quilombo e respeitado herói da resistência antiescravagista, a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Conselho da Comunidade Negra, promoveu nesta quinta-feira (20), no Centro de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos, uma roda de conversa com os diretores e coordenadores da rede municipal de Educação. 
 
Junto aos docentes, esteve presente a secretária de educação Regina Célia Garcia Ferreira, o vereador Ditinho Matheus, o chefe de gabinete da Cidadania, Roberto Caetano, representando a Secretária Wiviane Tiberti e a advogada da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Sara Bononi. 
 
Durante o encontro foi discutido o combate ao racismo e a história do  negro no cenário municipal. Na ocasião, os docentes receberam um kit contendo livros que retratam a história Afro-Brasileira, para serem discutidos em salas de aula. “Os educadores têm fundamental importância na busca de uma sociedade mais equilibrada e justa. Com o encontro fortalecermos a luta contra com o preconceito, discriminação e o racismo”, afirmou a conselheira municipal da Comunidade Negra que conduziu o evento, Carmelita Silva. 
 
Segundo a secretária Regina, as questões raciais são e devem ser bem trabalhadas dentro das instituições de ensino. “A contribuição e a valorização da consciência negra é fundamental para a formação e desenvolvimento das crianças e dos jovens, portanto essa discussão foi muito satisfatória, pois somente com a união de todos teremos um mundo melhor”, salientou a Secretária. 
 
Para o chefe da Divisão de Política de Promoção da Igualdade Racial, Luis Cláudio Hilário, o dia foi de muita reflexão. “O Zumbi dos Palmares foi um líder nato que deu a própria vida para que os negros tivessem uma vida mais digna. Em busca dos princípios que Zumbi iniciou, o dia é de reflexão, uma vez que nós ajudamos a construir este país. Portanto temos que fazer com que a memória e a luta de Zumbi dos Palmares, não tenham sido em vão”, enalteceu Hilário. 
 
(20/11/2014)
 
 


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos