PROGRAMA "SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA" É LANÇADO EM SÃO CARLOS
PROGRAMA "SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA" É LANÇADO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Na manhã desta segunda-feira (17), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP), em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, realizou o lançamento do programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”. Os municípios contemplados são Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito e São Carlos. O programa visa contribuir com melhores condições de desenvolvimento para crianças até 3 anos, além de capacitar os profissionais ligados ao desenvolvimento da Primeira Infância.
 
Através de assistência qualificada, o programa tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às gestantes, às famílias e às crianças por meio de várias iniciativas, como a mobilização dos agentes públicos e a estruturação das administrações locais e regionais, mobilização comunitária para conscientização da população sobre a importância dos primeiros anos de vida e a avaliação e monitoramento contínuo.
 
Estavam presentes no evento, o prefeito Paulo Altomani, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, o secretário de Saúde, Marcos Petrilli, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, a secretária de Educação, Regina Garcia, o presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Sandra Pedutti, a consultora técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Ana Chiesa, a representante do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-III), Maria Cristina Minelli Magri e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natanael Alves da Silva e representantes da Secretaria Especial de Infância e Juventude e da Pastoral da Criança.
 
O prefeito Paulo Altomani destacou a importância de cuidar dos assuntos voltados às crianças de até 3 anos de idade. “Esta é mais um conquista do nosso município, da qual irá oferecer mais qualidade de vida para a nossa população, em especial às crianças”, comentou.
 
Na ocasião, o presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, que durante o evento apresentou o modelo de atuação da Fundação, contou que São Carlos é um município inovador, pois foi um dos pioneiros na implantação do Primeiríssima Infância. “A Ciência tem mostrado que se não investirmos nas crianças, nós não estaremos investindo no futuro do Brasil, pois o cuidado inicial com a criança é fundamental. São Carlos já realiza um ótimo trabalho nessa área e tenho certeza que esse programa será desenvolvido com muita competência”, disse o presidente. 
 
A primeira-dama, Alice Altomani, agradeceu e parabenizou todos os envolvidos no Primeira Infância e disse que esse novo programa é muito interessante. “Os projetos voltados às crianças só tendem a melhorar em nossa cidade. Precisamos chegar até as pessoas que mais precisam, ou seja, nas periferias. Juntos, iremos levar todo o conhecimento necessário aos pais e melhorar a vida de muitas pessoas”, afirmou ela.
 
Sandra Pedutti, durante sua palestra, mostrou os índices de mortalidade infantil, dos quais tiveram um decréscimo significativo nos últimos anos e contou que a Secretaria de Estado de Saúde está muito empenhada em trabalhar nesse projeto. “Gostaria de agradecer o apoio de todos, pois sozinhos não fazemos nada e sem o pessoal da Atenção Básica seria muito difícil realizar esse projeto”, disse Sandra.
 
Desde o início no Estado de São Paulo, o Programa já contou com 1,4 mil participações de gestores públicos e profissionais das áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social nas capacitações e reedições. Com isso, estima-se que aproximadamente 10 mil gestantes e 25 mil crianças já foram beneficiadas com as ações do Programa.
 
(17/11/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos