PREFEITURA E VOLKSWAGEN AVANÇAM EM ACORDO PARA ARRECADAÇÃO DE ICMS PARA SÃO CARLOS
PREFEITURA E VOLKSWAGEN AVANÇAM EM ACORDO PARA ARRECADAÇÃO DE ICMS PARA SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Dando continuidade no processo de negociação para que os impostos dos motores fabricados pela fábrica da Volkswagen fiquem no município, o prefeito Paulo Altomani, acompanhado do secretário Municipal de Fazenda, José Roberto Poianas e dos fiscais tributários municipais, estiveram na tarde de quinta-feira (13), na sede da Secretaria da Fazenda do Estado, em reunião com o coordenador de Arrecadação do Tributário do Estado (CAT), José Clóvis Cabrera e representantes da Volkswagen do Brasil.
 
Durante o encontro, a equipe de assuntos tributários da fábrica solicitou um deferimento para que durante o processo de fabricação dos motores, os fornecedores e subfornecedores da planta de São Carlos, coloquem um valor adicionado possibilitando a contribuição de arrecadação de impostos para a cidade. Uma outra alternativa levantada na reunião, é que a fábrica venda os motores produzidos para as plantas montadoras.
 
De acordo com o Cabrera, as propostas serão estudadas. “São Carlos tem uma atenção muito especial da Secretaria da Fazenda do Estado pela postura colaborativa que o prefeito tem dado às causas estaduais. Temos todo o compromisso de tentar viabilizar que seja uma solução de consenso e possível nos termos da lei. O que a empresa está propondo parece razoável e vejo que existe possibilidade técnica, talvez alguma dificuldade operacional, mas conseguiremos uma boa solução.”, analisou o coordenador da CAT. 
 
Hoje, os impostos gerados pela Fábrica de Motores da Volkswagen são contabilizados para os municípios de São Bernardo do Campo e Taubaté e isso acontece porque os motores produzidos em São Carlos são transferidos para as montadoras a preço de custo. Segundo o secretário Poianas, o adicional proposto não refletirá no valor do produto final, apenas na logística de repasses dos impostos. “Com a possível aprovação da CAT no tocante do deferimento na cadeia produtiva dos motores, São Carlos aumentará significativamente o índice do ICMS”.
 
Um novo encontro será marcado entre a comissão que está tratando do assunto e a coordenadoria de Arrecadação do Tributário do Estado. “Será uma reunião objetiva para ver se a rede de fornecedores da Volks aceita as propostas levantadas. Estou confiante que a gente possa ter sucesso nessa negociação, que o município já tenta há mais de dez anos”, concluiu o prefeito.
 
Representaram a Volkswagen do Brasil, a gerente de Relações Governamentais, Glória Merendi, a gerente Silvia M. O. Tomazette e os responsáveis por Assuntos Tributários, Rodrigo Albanez e dos fiscais tributários municipais, Pérola Luccas Conceição e Márcio Block Berribilli.
 
(14/11/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos