SÃO CARLOS CONTARÁ COM PLUVIÔMETROS PARA ALERTA DE CHUVAS
SÃO CARLOS CONTARÁ COM PLUVIÔMETROS PARA ALERTA DE CHUVAS PDF Imprimir E-mail

altContemplado no projeto "Pluviômetros Automáticos", que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no país, a fim de melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais, o prefeito Paulo Altomani e a Defesa Civil de São Carlos receberam nesta quinta-feira (6), a representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Carolina Tosetto Pimentel, que realizou um estudo para a instalação de quatro equipamentos na cidade.

 

Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e Ministério da Integração Nacional (MI), o projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, formando uma rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com os municípios.

 

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos enviam os dados de forma automática sem a necessidade de energia elétrica para funcionar. A função do município dentro do projeto é fornecer os locais de monitoramento, permitir acesso aos profissionais de manutenção fornecidos pelo centro, zelar pela conservação dos aparelhos e comunicar sobre eventuais problemas.

 

“Hoje percorremos alguns pontos da cidade já mapeados pela Defesa Civil e escolhemos quatro locais para a instalação dos novos equipamentos de acordo com as áreas de risco. Os aparelhos vão somar ao outros 1500 espalhados pelo Brasil, que abastecem os dados que ficam disponíveis no site de Cemaden de forma instantânea”, afirmou Carolina.

 

 A Defesa Civil solicitou a inclusão do projeto em São Carlos no ano passado, a previsão é que no prazo de dois meses, os aparelhos já estejam em funcionamento. De acordo como o coordenador da defesa civil, Pedro Caballero, o monitoramento vai permitir maior segurança. “A Defesa Civil precisa de dados para criar sistemas de alertas, prevenção e proteção. Os equipamentos somados a outros já existentes, vai compor uma rede de monitoramento, oferecendo mais segurança para toda a população”.

 

Em seu gabinete, Paulo Atomani recebeu a representante do Cemaden e agradeceu a implantação do programa que colocará São Carlos em monitoramento pluviométrico no Brasil. “Já tivemos problemas com enchentes e estamos recebendo apoio do estado para a realização de obras de contenção. O monitoramento junto órgãos estaduais e federais, além de oferecer mais segurança, abre as portas para mais investimentos”, concluiu o prefeito.

 

 

(07/11/2014)

 

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos