SEMANA DA FITOTERAPIA TEM INÍCIO EM SÃO CARLOS
SEMANA DA FITOTERAPIA TEM INÍCIO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Coordenaria de Meio Ambiente e Horto Municipal e com o apoio da Câmara Municipal, deu início nesta quinta-feira (16), na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), a programação da “I Semana da Fitoterapia”.

 

Segundo Projeto de Lei Municipal nº 15.826, de autoria do vereador José Luis Rabello, a semana tem como objetivo compartilhar informações sobre o valor medicinal das plantas, tendo em vista seus efeitos benéficos, a facilidade de aquisição e o baixo custo.

 

Durante três dias, a população pode participar gratuitamente de exposições, palestras, oficinas, distribuição de mudas de plantas, minicursos, aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia, com as alunas do Senac, além de receber orientações sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança.

 

Com apresentação da Banda Marcial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), regida pelo maestro Robertinho Mori, a cerimônia de abertura reuniu população, secretários municipais e servidores públicos das secretarias envolvidas. Representando o prefeito Paulo Altomani, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, citou a importância do evento. “A fitoterapia é um importante tratamento alternativo, já que muitos medicamentos partem do princípio ativo das plantas. É com alegria que a Prefeitura, por uma iniciativa do vereador José Luis Rabello,dá início ao primeiro evento desse gênero na cidade, que permiti levar esse conhecimento para toda população”.

 

Apesar de aprovada desde o ano de 2011, pelo primeiro ano aSemana da Fitoterapia recebe apoio municipal e passa a integrar o calendário oficial de eventos da cidade. Agradecido, o vereador Rabello lembrou que já está em andamento um projeto para implantação da fitoterapia em toda a rede municipal de Saúde. “Quero agradecer o prefeito Paulo Altomani pelo evento. Juntos estamos oferecendo no município mais uma opção de tratamento em saúde”, conclui Rabello.

Como parte da programação, alguns órgãos públicos como Unidade de Pronto Atendimento da Vila Prado e do bairro Cidade Aracy, Serviços Integrados do Município (SIM), Casa do Trabalhador e Câmara Municipal, estão servindo chás de ervas medicinais e expondo banners explicativos.

 

A Semana da Fitoterapia conta com atividades até sábado (18), com doação de mudas de plantas para a população e participantes da “Caminhada Pense Rosa”. Em algumas atividades, como a visita monitorada no Horto Florestal, haverá transporte coletivo à disposição para os interessados.

 

Confira a programação completa da I Semana da Fitoterapia:

 

Dia 17 (sexta-feira)

• 09h00 - Visita monitorada ao Horto Municipal e palestra “Águas que curam”.

Palestrantes: Adriana Rodrigues Pereira e Caius Camargo (terapeutas)                       

Local: Horto Florestal

*Haverá transporte coletivo à disposição dos interessados, com saída da Praça do Mercado Municipal às 09h00 e retorno às 12h00.

 

 • Das 09h00 às 17h00: Exposição de ervas e plantas medicinais.

Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)

 

 • Das 09h00 às 12h00 - Aferição da pressão arterial e teste de glicemia com alunas do SENAC / Acompanhamento Nutricional “IMC” e orientação sobre alimentação saudável com a Pastoral da Criança.

 

• 15h30min - Palestra “Resgatando o conhecimento popular com as ervas medicinais”.

Palestrante: José Rodrigues de Oliveira (Zé Raizeiro) - Terapeuta Naturalista

Local: Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado)

 

Dia 18 (sábado)

• 09h00 - Encerramento do evento com doação de mudas de plantas para a população e participantes da “Caminhada Pense Rosa”.

 

(17/10/2014)

 

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos