PROCON DE SÃO CARLOS ORIENTA CONSUMIDORES QUE PRETENDEM IR ÁS COMPRAS NO DIA DAS CRIANÇAS
PROCON DE SÃO CARLOS ORIENTA CONSUMIDORES QUE PRETENDEM IR ÁS COMPRAS NO DIA DAS CRIANÇAS PDF Imprimir E-mail
Está chegando o Dia das Crianças, data que é comemorada neste final de semana, dia 12 de outubro. Por isso, o Procon de São Carlos indicou quais são as orientações necessárias para os consumidores que pretendem ir às compras nessa data. 
 
O diretor do Procon, Joner Nery, explicou que antes de escolher o brinquedo, é preciso considerar a idade, a habilidade e o interesse da criança. “As lojas são obrigadas por lei a manter amostras de jogos e brinquedos sem lacre, para serem testados”, disse ele.
 
De acordo com Nery, os produtos devem trazer informações claras e em língua portuguesa sobre suas características: conteúdo da embalagem, instruções de uso e montagem, faixa etária, preço e garantia, além do selo de certificação do Inmetro. “A embalagem deve conter ainda, a identificação do fabricante ou do importador, no caso de produtos vindos do exterior, e a informação sobre eventuais riscos que possam apresentar às crianças”, explicou o diretor.
 
Se o produto apresentar qualquer defeito, o fabricante ou na falta deste, o comerciante, tem até 30 dias para reparar e entregar o brinquedo em perfeitas condições. “Caso o problema não seja resolvido dentro desse prazo, o consumidor pode escolher entre a troca do produto, o abatimento do preço, ou ter seu dinheiro de volta, corrigido monetariamente”, afirmou Nery.
 
O direito de arrependimento, no qual o consumidor pode desistir da compra em até sete dias, só é válido para compras por telefone e internet. O cancelamento deve ser feito sempre por escrito, mas pode ser realizado também pelos canais de atendimento disponibilizados pelo fornecedor. Neste caso, é importante guardar números de protocolos, nome de atendentes, data e horário do contato.
 
Joner Nery orientou também, que seja exigida a nota fiscal, que deve ser guardada pelo consumidor.
 
Pesquisa
 
O Procon de São Carlos também realizou uma pesquisa a respeito da diferença de preços de alguns dos brinquedos mais pedidos pelas crianças.
 
Durante a pesquisa contatou-se que a maior diferença encontrada em São Carlos foi de 34% no brinquedo de Pelúcia Interativa - Furby Boom - Blue Waves - Hasbro, cujo preço variou de R$ 299,90 a R$ 399,90.
 
Ao todo, foram visitados cinco estabelecimentos comerciais distribuídos pela cidade, onde verificou-se os preços de 25 brinquedos. Em comparação com 2013, houve, em média, um acréscimo de 11 % no preço dos brinquedos.
 
O consumidor que tiver problemas com a compra de brinquedos ou quiser tirar alguma dúvida, pode procurar o Procon que está localizado na rua Sete de Setembro n° 2411, no Centro, pelo telefone (16) 3419-4510 , e-mail: procon@saocarlos.sp.gov.br ou pela página do facebook Procon São Carlos/SP.
 
Fiscalização
 
Tendo em vista o mês das crianças, o Procon São Carlos intensificou a fiscalização no comércio local em prol da defesa dos direitos do consumidor. O Consumidor que quiser denunciar alguma irregularidade, poderá entrar em contato pelos meios de comunicação acima informados, podendo a denuncia ser anônima.
 
(10/10/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos