QUALIDADE DA MONITORIA E AÇÕES EDUCATIVAS DO MUSEU DA CIÊNCIA DE SÃO CARLOS FACILITAM APRENDIZAGEM DE VISITANTES
QUALIDADE DA MONITORIA E AÇÕES EDUCATIVAS DO MUSEU DA CIÊNCIA DE SÃO CARLOS FACILITAM APRENDIZAGEM DE VISITANTES PDF Imprimir E-mail
altPara quem ainda não sabe, o Museu da Ciência de São Carlos “Professor Mário Tolentino”, não oferece apenas exposições como a maioria dos Museus, ele também realiza minicursos, oficinas, visitas guiadas e ações educativas. É um local interativo de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte, que tem como objetivo desmistificar e tornar agradável a aprendizagem e o ensino de ciências.
 
Para a realização de todas essas atividades, o Museu conta com a monitoria de educadores, cujo requisito principal é ser professor da rede municipal de educação, ou seja, para que ele ensine e oriente de forma educativa e didática, os estudantes da cidade e de toda a região. Hoje, o Museu conta com seis educadores, mas de acordo com a grande demanda, seriam necessários no mínimo nove profissionais.
 
Segundo o coordenador do museu, Paulo Roberto Milanez, o grande diferencial do Museu é a qualidade da monitoria, uma das características mais prezadas e elogiadas por toda a região. “Nós temos coisas fantásticas aqui dentro, mas se não tivéssemos pessoas aptas a transmitir a informação, tudo acabaria virando brinquedos e não é essa a finalidade. Nosso objetivo é que a pessoa venha, perceba que a Ciência é algo presente no dia-a-dia e entenda os conceitos de forma lúdica e bem explicada”, disse ele.
 
Paulo também contou sobre a preparação dos educadores e afirmou que eles passam por uma grande formação a cada trabalho e exposição iniciada pelo Museu. “Além de a formação ser constante, o profissional deve ser apto a transmitir informações diferentes e a públicos distintos, ou seja, desde uma criança de seis anos, até um doutor de universidade”, explicou o coordenador.
 
De acordo com a educadora chefe do Museu, Pietra Mori Micheletti, além de ministrar cursos e oficinas, a equipe de educadores também realiza a curadoria de muitas exposições. “Nossa equipe é muito focada e está sempre se atualizando através de cursos para profissionais da área. Além da formação deles que é feita aqui no Museu, nós também realizamos reuniões periódicas para definir todo o planejamento de trabalho”, contou ela.
 
Lembrando, que todas as atividades do Museu são organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 
 
O Museu está localizado na Praça Coronel Sales, s/n, aberto à visitação de terças e quintas, das 8h às 21h30, quartas e sextas, das 8 horas às 17h30 e sábados, das 12h às 16h30. A entrada é franca.
 
(09/10/2014)
 
 


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos