NICOLA GONÇALVES É HOMENAGEADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA
NICOLA GONÇALVES É HOMENAGEADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA PDF Imprimir E-mail
Na tarde desta terça-feira (7), as crianças da fase 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Carmelita Rocha Ramalho, juntamente com a professora Marcia Belini, homenagearam o escritor e carpinteiro Nicola Gonçalves na Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, localizada na Vila Prado.
 
Na ocasião, os alunos apresentaram o poema “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira.  A Biblioteca também preparou uma exposição de desenhos em homenagem a Nicola, ao bonde e aos trens, desenvolvida pelas crianças da fase 6 do Cemei Carmelita Rocha Ramalho, através da professora Fernanda Geraldo. 
 
Após a apresentação das crianças, foi a vez dos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati) do campus 2 da Fesc homenagearem Nicola, através o projeto “Sons, Letras e Imagens”.
 
Nicola Gonçalves que também é conhecido por seus talentosos trabalhos em madeira, ficou contente com a homenagem e contou que é muito bom quando alguém se importa com o trabalho dele. “Escrevi dez livros com uma linguagem bem simples, sobre São Carlos e Colina, minha terra. E como eu descrevo a vida do povo, as pessoas acabam se identificando”, disse ele.
 
Os livros do autor relatam histórias de sua vida na cidade de Colina desde a sua infância até atingir a maioridade, da família e da luta para descobrir qual seria a sua verdadeira profissão. O carpinteiro que não tem apoio de patrocinadores distribui seus livros a quem se interessar, sem cobrar nada por isso. Todas as despesas são custeadas por ele. 
 
De acordo com a bibliotecária Fátima Ciapina, essas atividades são de extrema importância, devido ao Mês do Livro e da Leitura e pelo carinho e admiração que todos da Biblioteca Euclides da Cunha sentem pelo Senhor Nicola. “Ele nos dá sustentação em todos os eventos da Biblioteca e nos ajuda muito. É uma forma de reconhecê-lo como escritor e até mesmo como historiador da cidade de São Carlos. A atividade também é um incentivo à leitura com objetivo de aproximar a comunidade dos livros”, explicou Fátima. 
 
Para a bibliotecária e chefe da divisão de Incentivo à Leitura do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) de São Carlos, Sônia Pinheiro, esse encontro intergeracional é algo muito válido, pois reconhece o trabalho de uma pessoa benemérita da cidade que é o senhor Nicola Gonçalves.  “É uma felicidade muito grande poder homenagear uma pessoa viva e que faz tanto pela nossa cidade”, afirmou ela. 
 
Além dessas atividades, a Biblioteca também está sediando uma exposição com fotos, livros e obras do autor homenageado, que estará aberta a visitação até o dia 31 de outubro.
 
(07/10/2014)
 


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos